FAPEMIG apoiará Programas de Educação Tutorial

Financiar projetos temáticos de Programas de Educação Tutorial (PET) que envolvam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e contribuam na resolução de problemas sociais. Este é o principal objetivo do mais novo edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O Edital “Programas de Educação Tutorial (PET)” da Fapemig funcionará como um recurso extra, destinando R$ 500 mil para os grupos mineiros inseridos no Programa.

O PET é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), financiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O novo edital da FAPEMIG é uma iniciativa inédita que vai oferecer um custeio adicional de até R$ 15 mil a cada grupo aprovado com o objetivo de fortalecê-los. “Com o lançamento do Edital, a Fapemig busca contribuir para a elevação do nível de qualificação dos estudantes de graduação, com foco na multidisciplinaridade e na formação de lideranças e ainda estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade”, pontua Mario Neto Borges, presidente da Fapemig.

Sobre o Edital

São consideradas elegíveis as propostas que atendam a alguns requisitos. A Instituição Proponente, por exemplo, deve estar sediada em Minas Gerais; se comprometer a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo para o desenvolvimento do projeto proposto; possuir experiência em educação tutorial; O coordenador do Grupo PET  deve ter vínculo com a Proponente, e com um programa de educação tutorial; ter produção científica ou tecnológica relevante nos últimos  três  anos, na área específica do projeto, entre outras atribuições. A Proposta  deve estar claramente caracterizada como Projetos de Educação Tutorial; Prever a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e ser originária de Grupo PET aprovado e vinculado à Sesu/MEC. Clique aqui e acesse o Edital.

As propostas serão recebidas até o dia 15 de maio. Elas devem ser submetidas eletronicamente, por meio do sistema AgilFAP (http://agilfap.fapemig.br/). Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapemig

 

Ciência sem Fronteiras: inscrições para chamadas são prorrogadas até o dia 31

O Programa Ciência sem Fronteiras ampliou o prazo para inscrição de estudantes que desejam obter bolsas de graduação sanduíche em instituições de cinco países: Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro e as chamadas estão disponíveis no site do Programa.

A iniciativa é um estímulo do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação na UFLA podem pleitear bolsa de graduação sanduíche em um desses países.

Os alunos interessados devem atender aos requisitos exigidos nos editais conforme o país de destino (veja as chamadas, formulário de inscrição e oferta de vagas por localidade em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1). Toda a documentação necessária, que consta nas chamadas, deve ser entregue na Pró-Reitoria de Pesquisa até o dia 27 de janeiro para seleção interna. Depois de selecionado pela UFLA, o candidato deverá se inscrever no site do Programa até o dia 31 de janeiro.

Adesão

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, assinou ontem o Acordo de Adesão para participação dos graduandos da Universidade no Programa Ciência sem Fronteiras. O documento também distingue o coordenador institucional do programa na UFLA: o pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas.

O Programa

Ciência sem Fronteiras é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Saiba mais sobre o programa aqui


DEF e Leufla aprovam projeto no Ministério do Esporte

A UFLA vai implantar núcleos do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, em 2012. A iniciativa irá beneficiar estudantes universitários e crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais a partir da consolidação de dois núcleos do programa voltados para estes públicos específicos.

O projeto aprovado, enviado ao Ministério do Esporte, decorreu de uma parceria entre a Associação Acadêmica de Esportes (Leufla) e o Departamento de Educação Física (DEF). De acordo com o coordenador geral do Programa Segundo Tempo na UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, a expectativa é que as atividades tenham início até o final de março. No momento, aguarda-se o envio do recurso do programa pelo Ministério à universidade.

Através do Núcleo de Desporto Universitário, 300 atletas da comunidade acadêmica serão beneficiados com a prática esportiva coordenada por bolsistas e materiais fornecidos pelo Segundo Tempo. O núcleo é coordenado pelo professor Fernando Roberto de Oliveira.

Já o Núcleo de Esportes para Pessoas com Deficiência tem como público-alvo, prioritariamente, crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais, na faixa etária entre 6 e 24 anos. Primeiramente, os estudantes da APAE serão atendidos, mas as entidades devem se expandir conforme a realização do programa. Neste núcleo, coordenado pelo professor Marcelo de Castro Teixeira, serão 100 beneficiados.

 

UFLA promove III Curso de Capacitação de Analistas de Sementes

Cibele Aguiar

Teve início nessa segunda-feira (16) e segue até a próxima quinta-feira (19), no Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) a 3ª edição do Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analista de Sementes. O curso, administrado no Anfiteatro do Laboratório de Análise de Sementes, é uma parceria da UFLA com a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso tem como coordenadora a professor Maria Laene Moreira de Carvalho e objetiva proporcionar a capacitação de analistas para avaliação da qualidade de sementes de grandes culturas de acordo com as Regras para Análises de Sementes (Brasil, 2009).

Professor da UFLA orienta gestão da propriedade agrícola no programa Caminhos da Roça

Cibele Aguiar

O enfoque da notícia vinculada no sábado (14) no programa Caminhos da Roça (Rede Globo) foi sobre o desafio dos agricultores em conciliar a herança dos antigos colonizadores com os novos métodos de produção. Na reportagem, o professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Ricardo de Souza Sette, autor do livro “Gestão da Propriedade Cafeeira” (Editora UFLA) falou dos entraves que o produtor rural encontra até que o produto chegue ao consumidor e a necessidade de profissionalização.

 “Toda produção agrícola e pecuária vem das tradições familiares, de pessoas que têm uma tradição na terra, que administram como o avô administrava, como o pai administrava, eles vão herdando”, diz o professor, que acredita que o maior desafio está justamente em conciliar a parte boa da herança dos antigos com os novos métodos de produção. Segundo ele, no mundo conectado em que vivemos, é necessário se profissionalizar para enfrentar as dificuldades do mercado. “Os tradicionais que não encararem a propriedade como uma empresa estão fadados ao fracasso e vão sair da atividade.”

Assista ao vídeo reportagem da EPTV – Caminhos da Roça

[vsw id=”iAlwdR_WZvg” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

 

Matrícula na UFLA de aprovados pelo PAS segue até quinta-feira (19)

Cibele Aguiar

Teve início nesta terça-feira (17) e segue até quinta-feira (19) o período de matrícula para os candidatos aprovados para os cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), 1º semestre de 2012, por meio do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS). A matrícula dos calouros deverá ser feita mediante o preenchimento e envio da ficha de cadastro disponível no site http://www.drca.ufla.br/ (PAS – Calouros – 2012) e documentos solicitados no Edital, via sedex com postagem até o dia 20/1/12 ou entrega em envelope fechado no setor de atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato aprovado que não realizar sua matrícula no prazo estabelecido e não apresentar ou postar a documentação completa exigida.

A recepção dos calouros é obrigatória e será realizada no dia 26 de fevereiro de 2012. Segundo disposto em resolução, o estudante que deixar de comparecer às atividades, sem ter a justificativa da ausência comunicada a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com prazo máximo até 28/2/2012, será desvinculado do curso e da Universidade.

O preenchimento das vagas não ocupadas será por ordem de classificação da “Lista de Espera”, por curso. As convocações serão publicadas no site http://www.drca.ufla.br/ a partir do dia 24/1/2012.

Informações sobre matrícula: (35) 3829-1507/ 3829-5107 (Acesse o documento com orientações de matrícula)

Informações sobre avaliação socioeconômica (alojamento, bolsas, etc.) – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) – (35) 3829-1132 – praec@praec.ufla.br e  http://www.praec.ufla.br/