UFLA passa a ter dois prefixos de telefone

Devido à expansão pela qual a universidade passa, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da UFLA está instalando no câmpus duzentos novos ramais. Esses números terão um prefixo diferenciado: ao invés de “3829”, o usuário externo deverá teclar “2142” antes do ramal. Com isso, a UFLA passa a ter telefones com dois prefixos: “3829” (cujos ramais não sofrem alteração) e “2142”.

Os novos telefones irão do número 2142-2000 a 2142-2199. Se a ligação for feita por um aparelho da UFLA, basta ligar o ramal; a mudança maior ocorre mesmo para as ligações externas, que precisarão digitar o novo prefixo seguido do ramal. A instalação dos novos números teve início na semana passada, segundo o chefe da Seção de Telefonia, João Patente Filho.

Hoje a universidade conta com cerca de 1200 ramais. Do prefixo “3829”, a numeração vai do ramal 1000 a 1999 e de 5100 a 5299. O prefixo “2142” apresenta numeração diferenciada pois a operadora vencedora do processo licitatório para aquisição de novas linhas é distinta da que realizou a instalação do primeiro prefixo. Além disso, os ramais seguintes referentes ao prefixo 3829 foram distribuídos a telefones de outras instituições de Lavras.

A atual central telefônica, adquirida pela UFLA em 2010, permitiu o aumento do número de linhas telefônicas, o uso de novas tecnologias, economia nas ligações, incremento do serviço VoIP e outros serviços.

VoIP

A UFLA fornece a possibilidade de realizar ligações via VoIP (Voz sobre IP), tecnologia que permite a transmissão da voz via internet. É possível falar a custo zero com outras instituições participantes e fazer ligações locais gratuitas nas cidades das instituições participantes. Para saber como utilizar esse serviço e as instituições conveniadas, veja o site: http://www.voip.ufla.br/.