Fapemig aprova cinco projetos da UFLA no Programa de Apoio a Núcleos Emergentes

Cibele Aguiar

Com o objetivo de criar, fortalecer e consolidar grupos emergentes de pesquisa em Minas Gerais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou nessa segunda-feira (19) o resultado do “‘Programa de Apoio a Núcleos Emergentes”. Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprovaram cinco projetos que serão desenvolvidos por novos núcleos de pesquisa, com recursos aproximados de 800 mil reais. Ao todo, o Programa vai destinar mais de R$ 10 milhões para os 54 projetos aprovados.

Um Núcleo Emergente de Pesquisa é aquele formado por um conjunto de pesquisadores (mínimo de três doutores), de uma ou mais instituição, reunidos por uma linha de pesquisa comum e que, dado seu tempo de formação e instituição de origem, ainda não atingiram patamar de competitividade suficiente para captar recursos de valores mais elevados, quando apresentam suas propostas de projetos de pesquisas a editais semelhantes.