Colégio Eleitoral define lista tríplice para o cargo de reitor da UFLA

Professor Scolforo: uma honra ser escolhido para o cargo de reitor da UFLA

Cibele Aguiar

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu-se nesta quinta-feira (15) para a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de reitor da Instituição na gestão 2012-2016. A lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República, foi composta das seguintes indicações ao cargo de reitor: 1ª professor José Roberto Soares Scolforo, 2ª professora Édila Vilela Resende de von Pinho e 3ª professor João Almir Oliveira. A nomeação para a vice-reitoria será delegada ao reitor nomeado, que assume a gestão no final de maio de 2012.

O resultado referenda a votação da comunidade acadêmica com a indicação do professor José Roberto Soares Scolforo, com 57 votos dos 71 membros do Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, além de dois professores indicados pelas assembleias departamentais.

Como presidente de Colégio Eleitoral, o atual reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, agradeceu aos membros da comunidade acadêmica, da Comissão Eleitoral e aos representantes do Colégio Eleitoral pelo encaminhamento democrático e de alto nível durante todo o processo. Ele também reforçou a expectativa depositada na próxima gestão: “tenho certeza de que os nomes escolhidos pela comunidade acadêmica e referendados pelo Colégio Eleitoral, professor Scolforo e professora Édila, estão preparados para dar prosseguimento à trajetória de crescimento da Universidade, sobretudo pelo excelente trabalho já desempenhado nos últimos anos”, enfatizou.

Colégio eleitoral referenda preferência da comunidade acadêica

Processo Democrático

A consulta informal à comunidade acadêmica foi realizada no dia 29 de novembro, tendo como resultado a vitória da chapa composta pelos professores Scolforo e Édila, com 75% dos 2974 votos válidos _ 416 docentes, 390 técnicos administrativos e 2.751discentes foram às urnas, representando cerca de 90% de docentes e técnicos e 40% dos estudantes com direito ao voto. Os professores Scolforo e Édila receberam a preferência – aproximada – de 70% dos professores, 78% de técnicos administrativos e 80% dos estudantes. O total de votos brancos e nulos somou 3,23% do total de votos.

Para o professor Scolforo, “é uma honra ser escolhido para o cargo de reitor pela maioria da comunidade acadêmica e reafirmo o compromisso de integrar os segmentos, avançar com os programas que deverão consolidar a posição conquistada, além de buscar novos reconhecimentos e, acima de tudo, valorizar as pessoas que se dedicam ao aperfeiçoamento da Universidade”.