Colégio Eleitoral define lista tríplice para o cargo de reitor da UFLA




Professor Scolforo: uma honra ser escolhido para o cargo de reitor da UFLA

Cibele Aguiar

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu-se nesta quinta-feira (15) para a composição da lista tríplice com os nomes indicados para o cargo de reitor da Instituição na gestão 2012-2016. A lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República, foi composta das seguintes indicações ao cargo de reitor: 1ª professor José Roberto Soares Scolforo, 2ª professora Édila Vilela Resende de von Pinho e 3ª professor João Almir Oliveira. A nomeação para a vice-reitoria será delegada ao reitor nomeado, que assume a gestão no final de maio de 2012.


O resultado referenda a votação da comunidade acadêmica com a indicação do professor José Roberto Soares Scolforo, com 57 votos dos 71 membros do Colégio Eleitoral, formado por representantes dos conselhos Universitário (Cuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, além de dois professores indicados pelas assembleias departamentais.


Como presidente de Colégio Eleitoral, o atual reitor, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, agradeceu aos membros da comunidade acadêmica, da Comissão Eleitoral e aos representantes do Colégio Eleitoral pelo encaminhamento democrático e de alto nível durante todo o processo. Ele também reforçou a expectativa depositada na próxima gestão: “tenho certeza de que os nomes escolhidos pela comunidade acadêmica e referendados pelo Colégio Eleitoral, professor Scolforo e professora Édila, estão preparados para dar prosseguimento à trajetória de crescimento da Universidade, sobretudo pelo excelente trabalho já desempenhado nos últimos anos”, enfatizou.





Colégio eleitoral referenda preferência da comunidade acadêica

Processo Democrático


A consulta informal à comunidade acadêmica foi realizada no dia 29 de novembro, tendo como resultado a vitória da chapa composta pelos professores Scolforo e Édila, com 75% dos 2974 votos válidos _ 416 docentes, 390 técnicos administrativos e 2.751discentes foram às urnas, representando cerca de 90% de docentes e técnicos e 40% dos estudantes com direito ao voto. Os professores Scolforo e Édila receberam a preferência – aproximada – de 70% dos professores, 78% de técnicos administrativos e 80% dos estudantes. O total de votos brancos e nulos somou 3,23% do total de votos.


Para o professor Scolforo, “é uma honra ser escolhido para o cargo de reitor pela maioria da comunidade acadêmica e reafirmo o compromisso de integrar os segmentos, avançar com os programas que deverão consolidar a posição conquistada, além de buscar novos reconhecimentos e, acima de tudo, valorizar as pessoas que se dedicam ao aperfeiçoamento da Universidade”.  


 

Professora do DBI e TV Universitária da UFLA recebem homenagem em cerimônia da Polícia Militar – Assista à reportagem da TVU

Cibele Aguiar

Durante a solenidade de comemoração do 5º aniversário de instalação da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, foram homenageadas pessoas e entidades que colaboraram com relevantes serviços prestados à sociedade. A professora Rosângela Alves Tristão Borem, do Departamento de Biologia (DBI) e a TV Universitária da Universidade Federal de Lavras (TVU/UFLA), representada pela diretora Mariza Alvarenga Mesquita Magalhães,  receberam homenagens especiais pela parceria em projetos de extensão e difusão de informações à sociedade.

A professora Rosângela Borem foi homenageada como colaboradora especial, como membro da Comissão de Criação e Instalação e coordenadora dos estagiários da UFLA no Centro de Estudos de Educação Ambiental do 8º Batalhão da Policia Militar, a Ecolândia.  

A diretora da TV Universitária e assessora de comunicação da Universidade, Mariza Magalhães, recebeu a homenagem em agradecimento à parceria em prol do trânsito seguro nas rodovias e meio ambiente preservado.

A placa de homenagem foi entregue pela comandante da 6ª Companhia, tenente coronel da Polícia Militar, Rosângela de Souza Freitas, que foi condecorada, durante a cerimônia, com a medalha do mérito militar. A comandante destacou a importância das homenagens:  “sem os colaboradores em nossas ações, nosso trabalho seria mais difícil”.  

Assista a Reportagem da TVU – imagens Jesus Rafael, reportagem Kellen Assis

[vsw id=”6ZOArY9DyOQ” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

 

Primeira tese de Doutorado do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias é defendida

Carlos Augusto na apresentação da tese

Em 2009, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UFLA passou a ser oferecido em nível de doutorado – e na manhã do dia 16, o doutorando Carlos Augusto Gomes Leal defendeu a primeira tese, intitulada: “Desenvolvimento e otimização de protocolos de PCR em tempo real para o diagnóstico de patógenos emergentes para a aquicultura nacional”.

A tese trata de um método inovador para detectar rapidamente doenças em camarões e tilápias; mais especificamente, a nova tecnologia é aplicável para dois tipos de doenças virais de camarões e dois tipos de doenças bacterianas em tilápias. São doenças emergentes, que representam um grande prejuízo para a aquicultura brasileira – setor que vem apresentando um crescimento considerável nos últimos 30 anos.

A tese foi elaborada em uma das linhas de pesquisa (a primeira a ser oferecida) do PPGCV: Genética, reprodução e sanidade de animais aquáticos. Em 2010, o programa passou a abranger uma segunda linha de pesquisa: Clínica, cirurgia e patologia veterinárias.

A banca foi presidida pelo professor Henrique César Pereira Figueiredo (orientador) e composta pelos professores Rômulo Cerqueira Leite (Universidade Federal de Minas Gerais), Thales Passos de Andrade (Universidade Estadual do Maranhão) e Luciano Vilela Paiva (Departamento de Química da UFLA). A pesquisa foi coorientada pelos professores do Departamento de Medicina Veterinária Gláucia Frasnelli Mian e Geraldo Márcio da Costa.

O Programa

O PPGCV, em nível de mestrado, foi aprovado pela Capes em 2004 e teve seu início em março do ano seguinte.  Atualmente, conta com 60 alunos matriculados, sendo 45 de mestrado e 15 de doutorado. Até o momento, foram defendidas 70 dissertações.

De acordo com o coordenador do PPGCV, professor Márcio Gilberto Zangeronimo, o oferecimento do doutorado trouxe mais professores para o programa, permitindo o desenvolvimento de mais pesquisas e o oferecimento de mais disciplinas para o nível de mestrado. Por fim, contribuiu para a melhoria da qualidade do programa, possibilitando a qualificação do corpo discente, internacionalização e aumento do número de projetos de pesquisa aprovados.  O programa possui convênios com universidades da Argentina, Colômbia e Espanha.