Reitor da UFLA participa de reunião com a Presidente Dilma Rousseff

Cibele Aguiar

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou na manhã dessa terça-feira (13) de audiência dos reitores das universidades federais com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Essa foi a primeira reunião dos reitores com a presidente Dilma, após sua posse, mantendo a tradição iniciada no governo do presidente Lula _ de 2003 a 2010 os reitores reuniram-se uma vez a cada ano com o presidente, oportunidade em que se discutiu projetos estratégicos para o desenvolvimento do País, como o programa Reuni.

A presidente Dilma Rousseff enfatizou a nova fase de desenvolvimento do Brasil e destacou a participação das universidades federais na formação de professores e no ambiente cultural, de pesquisa e de inovação proporcionados pelas universidades federais.

“Foi uma excelente oportunidade para maior aproximação entre a presidente da república e nós, reitores das universidades federais. A presidente nos impressionou pelo conhecimento demonstrado sobre a atuação de nossas instituições; sublinhou o respeito que tem pela instituição universidade pública e o desejo de envolvê-la ainda mais nas ações estratégicas do governo. Deixou-nos ainda mais motivados para continuar o processo de expansão e de reestruturação da rede federal de educação superior”, avaliou o professor Nazareno, que participou de sete das oito reuniões anuais realizadas pelo presidente Lula com os reitores, ininterruptamente, no período de 2004 a 2010.

A presidente pré-agendou o próximo encontro para março de 2012, quando quer ouvir as manifestações e propostas de reitores de universidades que representam as várias regiões geográficas do País.

Foto: Roberto Stuckert Filho