Tese defendida na UFLA recebe menção honrosa em premiação da Capes

Cibele Aguiar

Atualmente professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia (UFLA), manteve a tradição da Universidade em figurar entre as melhores teses defendidas no país, com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2010. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 15 de dezembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

A tese intitulada “Rizobactérias para o tratamento de sementes: seleção, eficiência em campo e modos moleculares de ação” foi destacada dentre todas as teses defendidas em 2009 na área de Ciências Agrárias I.  A menção confere distinção ao autor, ao orientador, professor Ricardo Magela de Souza, aos coorientadores, professor José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada).

O professor Flávio Medeiros é natural de João Pessoa, graduou-se na Universidade Federal Rural de Pernambuco e cursou o mestrado e doutorado na UFLA, iniciando em 2009 o pós-doutorado no Laboratório de Biocontrole Farroupilha. No doutorado, participou de intercâmbio na Universidade de Tecnologia do Texas – Texas Tech (doutorado sanduíche), na qual pôde realizar pesquisas aprofundadas em expressão genômica no centro de referência em pesquisa do algodão. O resultado da tese, que recebeu a menção honrosa, indica o uso da bactéria Bacillus subtils como vacina para o tratamento de uma das doenças mais importantes do algodoeiro, o tombamento (Rhizoctonia solani), além de indicar a bactéria como agente indutor de tolerância ao estresse hídrico.

Para o professor Flávio Medeiros, o incentivo dos orientadores, a internacionalização da pesquisa por meio do doutorado sanduíche e a interação entre os procedimentos de laboratório e a validade no campo foram fatores que favoreceram a qualidade da pesquisa e a relevância dos resultados. Também ressalta a estrutura da Universidade, a interação entre os departamentos e a relação interpessoal entre estudantes e professores. “Recebi o incentivo e percebi a importância da internacionalização das pesquisas, agora incentivo meus alunos”, reforça.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia (substituto), professor Vicente Paulo Campos, a divulgação dessa distinção serve não apenas como reconhecimento ao trabalho desenvolvido no âmbito do Programa, como também de estímulo aos estudantes para que se dediquem aos estudos visando a uma formação plena e para conquistarem distinções ao longo da carreira. Para o professor, deve ser ressaltado o investimento nos últimos anos na infraestrutura dos departamentos, em especial nos laboratórios, o que reflete na qualidade da pesquisa e como incentivo ao trabalho do pós-graduando. “Ficamos orgulhosos pela Universidade demonstrar potencial de competitividade em nível nacional. Na UFLA, os estudantes sabem que têm um programa de pós-graduação estruturado e reconhecido”, declara.

Tradição

Desde que foi instituído em 2005, a UFLA sempre esteve representada no Prêmio Capes de Tese, que outorga distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Veja o histórico das teses que receberam distinção:

Autor: Giuliano Marchi

Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães

Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)

Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale

Orientador: professor Robson Amâncio

Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE)

Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio)

Orientador: professor Magno Antônio Patto Ramalho

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI)

Autora: Kelen Cristina dos Reis