UFLA terá Mestrado em Ciência da Computação

Cibele Aguiar

O corpo docente qualificado, laboratórios modernos, grupos de pesquisa atuantes, capacidade de captação de recursos e a alta demanda regional e de egressos dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação foram fatores que pesaram na aprovação pela Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, modalidade mestrado acadêmico, em Ciência da Computação, que terá como coordenador o professor Sanderson Lincohn Gonzaga de Oliveira.  O período de incrições para as nove vagas disponíveis para o curso têm início nesta segunda-feira (5) e segue até o dia 20 de janeiro. As incrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site http://www.prpg.ufla.br/.

Soma-se a essa qualificação a experiência do Departamento de Ciência da Computação que, desde 2009, desenvolve atividades no âmbito do mestrado interinstitucional em Ciência da Computação em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na modalidade Minter.

O DCC também dispõe de uma infraestrutura com cinco laboratórios exclusivos de pesquisa, além de uso compartilhado de laboratórios em outros departamentos, incluindo o Laboratório de Computação Científica (LCC) para computação de alto desempenho e sistemas distribuídos e o Laboratório Central de Biologia Molecular (LCBM), que atraem a atenção de jovens pesquisadores. Também já foi aprovado no edital Finep Proinfra a construção do Centro de Computação da UFLA (CCCA), com investimentos da ordem de 750  mil reais.

O mestrado em Ciência da Computação proposto pelo DCC/UFLA tem como objetivo preparar profissionais qualificados, com base científica e tecnológica, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em informática, bem como formar docentes para atender à expansão do ensino superior em Ciência da Computação no país. O Programa  fundamenta-se nas linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas no Departamento: Banco de Dados e Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Processamento Gráfico e Redes de Computadores e Sistemas Embarcados.