Evolução da UFLA no índice IGC supera todas as universidades – Veja Reportagem da TV Universitária

Cibele Aguiar
Reitor prof. Antônio Nazareno: honrosa colocação

Desde que o Índice Geral de Cursos (IGC) foi lançado, em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), a evolução da UFLA tem sido surpreendente. O IGC 2010, divulgado na quinta-feira (17), traz a UFLA com o maior índice contínuo entre as universidades federais, sendo a primeira entre todas as universidades de Minas Gerais e a segunda entre 218 universidades do Brasil, públicas e privadas.

Em 2007, a UFLA recebeu um IGC contínuo de 3,70; aparecendo na 14ª posição de um total de 177 universidades avaliadas, públicas e privadas. No IGC 2008, a UFLA recebeu índice contínuo de 4,05, estando na 4ª posição entre as melhores universidades do Brasil e a 2ª em Minas Gerais. No índice 2009, a UFLA já figurava entre as universidades com maior IGC contínuo, estando ranqueada como a 1ª de Minas Gerais e a 3º do Brasil.

A classificação de 2010 coloca a UFLA como a primeira entre todas as federais e a 2º do país, atrás apenas da Unicamp (estadual). Vale destacar que o IGC é um índice que considera o triênio antecedente à data de divulgação. Assim, o IGC divulgado na semana passada (17) refere-se ao triênio 2010, 2009 e 2008.

O IGC

O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice é elaborado com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, ele sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da  instituição de ensino. A medida de qualidade da pós-graduação que compõe o IGC é uma conversão das notas fixadas pela Capes.

Entre as universidades, pela ordem, estão: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida das universidades federais de Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Triângulo Mineiro (UFTM) e Itajubá (Unifei). Todas elas tiveram a faixa 5, considerada a nota máxima pela avaliação do MEC.

Veja a evolução das 10 universidades com maior IGC contínuo

Fonte: Inep/MEC 2011

Assista à reportagem da TV Universitária – Imagem Jesus Rafael, reportagem Grazielle Moreira

[vsw id=”t4dla9vlWMs” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]