UFLA recepciona delegação do projeto Vozes da Afríca

Cibele Aguiar

Nesta segunda-feira (7), no Salão dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), haverá a solenidade de recepção de um grupo de 15 professores e o reitor da Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL), Kambale Karafuli, de Goma, na República Democrática do Congo. A solenidade marcará ainda a abertura do 1º Seminário de Capacitação em Agroecologia, Extensão Universitária e Agricultura Familiar, como uma das ações do projeto Vozes da África, que inclui um acordo de cooperação entre a UFLA, a ULPGL e a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, que tem como coordenador o professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares.

A delegação ficará no Brasil no período de 7 a 18 de novembro. Ao todo, o projeto prevê a vinda de 60 professores, divididos em quatro missões. Nesta primeira visita, os congolenses terão uma programação que inclui palestras, aulas, seminários e aulas práticas em projetos especiais nos municípios de Carrancas, Luminárias, Nazareno, Cruzília, Guapé e Santo Antônio do Amparo.

A parceria entre UFLA e ULPGL teve início em 2007. Em 2010, o reitor da ULPGL, Kambale Karafuli, veio ao Brasil em visita especial à Universidade e, em 2011, o professor Gilmar Tavares apresentou o Programa de Segurança Alimentar na universidade congolesa. No início do ano, a UFLA recebeu dois pesquisadores para dar início ao programa de pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado).

A parceria entre UFLA e ULPGL, além do caráter de difusão tecnológica, traz a esperança na retomada da atividade agrícola, propiciando ao país africano uma forma de reconstrução da própria sociedade, castigada pelos infortúnios de uma longa guerra civil, vulcões, massacres e doenças. A República Democrática do Congo já foi um país exportador de café de qualidade, com o reconhecido café Kivu.