UFLA comemora Semana do Livro e da Biblioteca

As atividades da VI Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA (VI SLBU) trazem informação aos usuários e mobilizam a UFLA desde segunda-feira (24).  Nesse dia, o lançamento do novo regulamento da Biblioteca e o início do empréstimo domiciliar de netbooks foram destaques. O empréstimo foi bastante procurado, com mais da metade do acervo de computadores emprestados, segundo a administração da Biblioteca.

Para a diretora da Biblioteca, Vânia Natal de Oliveira, “os lançamentos relativos à gestão, aliados à programação cultural e à divulgação de informações, deram um caráter diferenciado à SLBU”. Essa característica pôde ser conferida no dia 25: o grupo de mímica “As Sombras” fez uma interação com os usuários durante a campanha “Fale Baixinho III”. A iniciativa reforçou a importância do silêncio nas dependências da Biblioteca, para criar um ambiente adequado ao estudo e à pesquisa.

Ainda no dia 25, três exposições foram inauguradas: na ala I, “À Mostra” constitui-se de uma exposição de livros em diversos estados de conservação (novos, usados e deteriorados) para estimular a preservação do acervo. Também expõe o processo de tratamento, com encadernação, higienização e recuperação, para reposição dos livros; na ala II, duas exposições dividem espaço: “Alma na Tela”, da artista plástica Maria de Lourdes Ramos de Azevedo (servidora da Biblioteca da UFLA); e “Insight de Poesias”, que reúne trabalhos dos autores de Lavras: Dani Ribeiro, Igor Alves, Lucas Ferreira, Raissa Faetti e Vinícius Tobias. Os trabalhos permanecem expostos até o dia 3 de novembro.

No dia 26, duas palestras foram realizadas para orientação de estudantes: uma sobre o Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e outra de orientação para calouros. A SLBU continua até o dia 27 com atividades na Biblioteca. Confira o restante da programação:

13 horas – Fale Baixinho III: Teatro – As Sombras

14 horas – Visita orientada de alunos do Centro Educacional NDE-UFLA