NECAF/UFLA promove troca de experiências entre Cerrado e Sul de Minas

Cibele Aguiar

Nos dias 20 e 21 de outubro, cafeicultores do município de São Gotardo, no Cerrado Mineiro, tiveram a oportunidade de conhecer a cafeicultura do Sul de Minas em visita técnica e dia de campo organizados pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A visita contou com a mobilização do presidente da Associação dos Cafeicultores de São Gotardo, Cesarino Bicalho e do engenheiro agrônomo do grupo Educampo/Sebrae Jarbas de Pádua Corrêa.  

No dia 20, os cafeicultores conheceram as instalações do Setor de Cafeicultura da UFLA, bem como os experimentos conduzidos por professores e estudantes, com destaque para as pesquisas sobre irrigação (professora Myriane Stella Scalco). Também conheceram os trabalhos desenvolvidos no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café (professora Rosemary Gualberto Fonseca Pereira), no Centro de Inteligência em Mercados (professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior) e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café – INCT/Café (professor Mário Lúcio Vilela de Resende). 

Além dos representantes do Necaf, a comitiva foi recebida pelo professor de Cafeicultura Rubens José Guimarães e pelo gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, que ressaltaram a importância da aproximação entre o setor produtivo e a Universidade. Eles destacaram que o conhecimento gerado só tem razão quando aplicado para o aperfeiçoamento da atividade e para a melhoria da rentabilidade do cafeicultor. 

Para o professor Rubens, a organização de eventos desta natureza contribui para a formação dos futuros profissionais ligados ao NECAF, que se destacam pelo engajamento e pelo entusiasmo como apresentam as pesquisas em desenvolvimento na Universidade e promovem trocas de experiências com os cafeicultores.