Professor do DEG representa a UFLA em congresso internacional

Cibele Aguiar

A convite da Intercontinental Association of Experts for Industrial Explosion Protection, o professor Francisco Carlos Gomes, do Departamento de Engenharia (DEG), participou do INDEX SAFETY CONGRESS 2011, realizado na cidade de Nuremberg, Alemanha, nos dias 11 e 12 de outubro. O professor apresentou o trabalho intitulado DUST EXPLOSION MITIGATION USING CFD, desenvolvido juntamente com a estudante de mestrado em Engenharia de Sistemas Janaína de Andrade Silva. 

A UFLA foi a única instituição de ensino a representar o Brasil no evento.  A seleção do trabalho reforça a importância e pertinência dos projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em estruturas de armazenamento, coordenado pelo professor Francisco Gomes. O Grupo desenvolve há mais de 10 anos trabalhos na área de dimensionamento de estruturas de armazenamento, estudo de propriedades físicas dos produtos armazenados, fluxo e escoamento de produtos sólidos e modelagem usando a ferramenta CFD (Fluidodinâmica Computacional), temática que rendeu o artigo selecionado para apresentação no congresso.  

De acordo com o professor Francisco Gomes, a importância da participação se deve ao pioneirismo do trabalho e envolvimento em uma área na qual as pesquisas ainda são muito recentes. “Foi uma oportunidade de extrema importância, pois coloca a UFLA como uma das instituições inseridas na área de mitigação em acidentes em silos”, enfoca o professor, lembrando que além da inserção internacional, o evento permitiu a divulgação dos programas de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e de Engenharia Agrícola.