UFLA, Prefeitura Municipal e Sectes dão mais um passo para a construção do Lavrastec

Cibele Aguiar

Nessa segunda-feira (17), o comitê de implantação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) reuniu-se na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o nivelamento das ações estratégicas de coordenação dos projetos. O Lavrastec é uma parceria entre a UFLA, Prefeitura Municipal e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da qual o Governo de Minas já liberou a verba no valor de 1 milhão de reais para a elaboração dos projetos arquitetônico e urbanístico, regularização ambiental e execução parcial de infraestrutura básica e viária do Parque.

No final de agosto, o comitê de implantação do Lavrastec obteve a Certidão de Regularização Ambiental da área de sete hectares, onde será instalado o Parque. O projeto para a obtenção da certidão contou com a coordenação do vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo e da equipe da UFLA, Leandro Coelho Naves e Chrystian Teixeira Rocha. A prefeita Jussara Menicucci de Oliveira concedeu as declarações que garantiram a integridade e as responsabilidades do empreendimento para o município. 

No início de setembro, houve a assinatura do contrato com a empresa CGP – Consultoria, Gerenciamento e Planejamento Ltda, vencedora do processo de licitação para a elaboração dos projetos arquitetônico e urbanístico do Parque. A empresa iniciou aos trabalhos com o levantamento topográfico da área e terá até 29 de fevereiro para a entrega dos projetos, que são fundamentais para a obtenção de novos recursos para as futuras instalações do Lavrastec e atração de potenciais empresas.

Os representantes do comitê, Luis David Solis Murgas (pró-reitor de Pesquisa), José Luciano de Assis Pereira (superintendente de Inovação Sectes) e Júlio César Geraldo (secretário de Planejamento e Gestão Prefeitura Municipal) estão acompanhando os trabalhos da empresa e os direcionamentos do projeto.