Workshop internacional Coffee & Climate é realizado na UFLA

Cibele Aguiar

Aconteceu nessa terça-feira (18), na Universidade Federal de Lavras (UFLA),  o primeiro dia do workshop “Iniciative Coffee & Climate”, uma iniciativa que está se formando no mundo do café. Representa a articulação global de empresas privadas e instituições públicas voltadas para debater, pesquisar e oferecer aos produtores um conjunto de ferramentas para enfrentar o cenário de mudanças climáticas na cadeia do café.

A programação dessa segunda-feira contou com a  apresentação do programa e da metodologia a parceiros locais como: UFLA, Epamig e Emater. No dia 24, será o lançamento oficial do projeto no anfiteatro da Biologia da UFLA.

Grandes comerciantese instituições participam da iniciativa, sendo o Brasil um dos quatro países escolhidos como piloto para o desenvolvimento de uma série de pesquisas, além de Guatemala, Tanzânia e Vietnã.

No Brasil, a coordenação do projeto ficará sob a responsabilidade da Fundação Hans Neumann, mantenedora do programa Força Café, que apoia associações de cafeicultores familiares nos municípios Perdões, Santo Antônio do Amparo, Lambari, São Francisco de Paula, Ribeirão Vermelho e Cana Verde, todos no sul de Minas.

De acordo com Patrik Avelar, coordenador do projeto no Brasil pela Fundação Hans Neumann, a proposta é avaliar os cenários futuros para a cafeicultura com base em prováveis impactos das mudanças climáticas, sobretudo para pequenas propriedades rurais, que concentram o maior número de cafeicultores nos quatro países que serão analisados e também são os que têm menor capacidade de se adaptar ás mudanças.

Site: http://www.coffeeandclimate.org/