Road Ecology Brazil é realizado na UFLA

A UFLA sedia o evento Road Ecology Brazil 2011 entre os dias 17 e 19 de outubro. Nessa segunda (17), os trabalhos do evento foram oficialmente abertos em solenidade no Centro de Convenções, com a presença dos participantes.

O evento discute técnicas de avaliação e amenização de impactos de empreendimentos lineares (estradas e rodovias, entre outros) sobre a biodiversidade; portanto, reúne profissionais, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, das áreas biológicas, exatas e humanas que desenvolvem ações ambientais, sociais e econômicas relacionadas à área de Ecologia de Estradas.

A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa da UFLA, Luís David Sólis Murgas; do representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Fabrício Botelho de Araújo; da gerente executiva do Núcleo de Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Janice Cabús; do coordenador regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fabiano Gumier Costa; e do coordenador do evento, professor Alex Bager.

O professor Alex Bager coordena o Grupo de Pesquisa em Ecologia de Estradas (GPEES – CNPq) e também o REB 2011. Durante a abertura, ele ressaltou a importância do evento como discussão de alternativas que podem subsidiar medidas em prol da sustentabilidade em vários empreendimentos.

O REB 2011 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento é uma realização da UFLA e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, com o apoio institucional das universidades Veiga de Almeida, Federal da Fronteira Sul, Federal do Rio Grande do Sul e Federal do ABC.

Veja a programação completa e outras informações sobre o evento no site.