Capes e CNPq incentivam redes de cooperação na Pós-Graduação

Cibele Aguiar

Continua aberta a chamada pública 06/2011 – Casadinho/Procad, em uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa a promover o fortalecimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, sobretudo com o incentivo à formação de redes de cooperação interinstitucional. O prazo final para submissão das propostas é 4 de novembro.

A Chamada Pública está disponível nas páginas eletrônicas do CNPq e da Capes, nos endereços www.cnpq.br e www.capes.gov.br.

Os projetos devem estimular a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente, por meio da cooperação entre grupos de pesquisa de qualquer região do país, apoiando o financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral, itens de custeio e despesas de capital. As missões devem ser planejadas para possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as redes de cooperação.

Esses grupos devem estar vinculados a programas de pós-graduação não consolidados e programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa, conforme definido no edital em anexo.

Veja o edital

Visite a rede UFLA Interativa – Pós-Graduação e Pesquisa