UFLA sedia Road Ecology Brazil 2011- abertura será na próxima segunda-feira (17)

Em sua 2ª edição, o Road Ecology Brazil 2011 objetiva discutir técnicas de avaliação e mitigação de impactos de empreendimentos lineares sobre a biodiversidade, realizado de 17 a 19 de outubro, no Salão de Convenções. Esse evento é uma realização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, com o apoio institucional da Universidade Veiga de Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do ABC.

O REB 2011 deverá reunir profissionais das áreas biológicas, exatas e humanas que desenvolvem ações que relacionem estradas e rodovias às questões ambientais, sociais e econômicas. Trata-se de evento multidisciplinar, tendo como público-alvo professores, pesquisadores, empresários, consultores, representantes de instituições governamentais de diferentes esferas administrativas, membros de organizações não governamentais, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados na área de Ecologia de Estradas.

De acordo com o coordenador do evento, professor do Departamento de Biologia (DBI) Alex Bager, “espera-se que esta nova edição do Road Ecology Brazil permita, mais uma vez, a troca de informações e experiências para subsidiar a implantação de políticas públicas em prol da sustentabilidade da relação entre meio ambiente e empreendimentos viários, objetivo principal dos pesquisadores que trabalham com Ecologia de Estradas”. Alex Bager é o coordenador do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Estradas (Gpees – CNPq), criado na UFLA em parceria com seis universidades.

Além da apresentação de Alex Bager, o REB 2011 contará com conferências de duas pesquisadoras internacionais: Lenore Fahrig (Carleton University, Canadá) e Clara Grilo (Universidade de Lisboa, Portugal). A programação terá ainda palestras, mesas-redondas, workshops, minicursos e sessão de pôsteres.

O REB 2011 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig).

Veja a programação completa e outras informações no site