Colóquio da Física aborda o papel da mulher na ciência

Cibele Aguiar

Com o tema “O mundo precisa da ciência e a ciência precisa de mulheres”, a licenciada em  Física Maria Emilia Faria Seabra será a palestrante do Colóquio da Física desta quarta-feira (5), no anfiteatro do departamento de Ciências Exatas (DEX), às 17 horas.

Nesta palestra serão abordados assuntos relacionados à ciência na sociedade atual e, como a Física se encaixa nessa visão, destacando-se a dificuldade de popularização da Física, que ainda é vista como algo de difícil compreensão. Serão apresentados alguns cientistas brasileiros que atuaram ou atuam na área de Física e será dada ênfase especial ao papel da mulher, destacando-se as maiores cientistas da história, com ênfase para a vida e obra de Marie Curie, primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o Prêmio Nobel, (de Física, em 1903, e de Química, em 1911).  

Será ressaltado também o preconceito que a mulher sofreu e ainda sofre ao desempenhar essa atividade na sociedade. Também serão apresentados alguns programas que incentivam a participação da mulher como pesquisadora, convidando os participantes a reflexões sobre o tema e sobre possíveis iniciativas para mudar essa realidade no mundo atual e no Brasil.

Data: 5/10/2011 (Quarta-feira)
Horário: 17 horas  
Local: Anfiteatro do DEX