Abertura do I Simpósio de Letras enfoca organização do conhecimento linguístico

Estudantes, professores, técnicos administrativos e dirigentes da UFLA participaram da solenidade de abertura do I Simpósio de Letras na noite da segunda-feira (3), no Salão de Convenções. O evento prossegue até o dia 5, com o tema “Linguagem, Línguas e Literatura”, em sessão de painéis, minicursos, comunicações, conferências e mesas redondas.

O coordenador dos cursos presencial em Letras e Licenciatura em Português a distância, professor Marco Antônio Villarta Neder, ressaltou que o Simpósio é o primeiro evento oficial do curso de Letras. Assim, enaltece o conceito da UFLA como universidade, pois é um exemplo da disseminação do conhecimento em áreas diversas.

O pró-reitor de Graduação, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destacou o crescimento rápido do Departamento de Ciências Humanas (DCH), tanto pelo aumento do número de docentes e alunos quanto pela ampliação de sua estrutura. Já o reitor em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, afirmou que o “estudo da língua portuguesa traz o resgate da cultura” do país.

Professora da UFMG, Thais Silva: desafios e perspectivas

A conferência de abertura foi feita pela professora da UFMG Thaís Cristófaro Silva. Autora de livros didáticos referenciais sobre fonética e fonoaudiologia, a professora falou sobre o tema “Organização do conhecimento linguístico: desafios e perspectivas”.

O I Simpósio de Letras é uma oportunidade de aprendizado e troca de conhecimento em questões de língua e linguagem para professores e estudantes do curso, bem como para profissionais da área. É organizado pelo curso de Letras e DCH, com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UFLA).