Professor Expedito Parente, inventor do biodiesel, morre aos 70 anos

Cibele Aguiar

O engenheiro químico e empresário Expedito de Sá Parente, inventor do biodiesel e do bioquerosene, morreu nessa terça-feira (13/9), em Fortaleza (CE), em decorrência de complicações durante uma cirurgia.  Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi inventor e autor da primeira patente mundial da produção de biodiesel a partir de plantas oleaginosas, na década de 80. A invenção rendeu ao professor o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo norte-americano, de empresas como a Boeing e agências como a NASA.

Em 2008, o professor Expedito Parente foi condecorado com a Medalha do Centenário da UFLA, por ocasião de sua participação no 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado na Universidade.