Bolsas Atividade da UFLA tem reajuste para a mesma carga horária

Cibele Aguiar

Em 2011, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) apoia um total de 861 estudantes com a Bolsa Atividade e outras bolsas relacionadas a Outros Custeio e Capital (OCC), que acabam de receber um reajuste, passando de R$225,00 para R$300,00, com a dedicação do estudante com a mesma carga horária, 12 horas semanais. Esse aumento representa 33,4%, elevando para R$ 6,25 a hora dedicada às atividades na Instituição. Além disso, 30 bolsas Atividade II, coordenadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e mais 13 bolsas Residência para o Hospital Veterinário sofreram um reajuste de 25%, passando para R$600,00.

Os reajustes já valem para o mês de agosto, sendo o resultado dos esforços contínuos da Direção Executiva da UFLA para sensibilizar o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Planejamento para a importância de priorizar a inclusão do maior número possível de discentes, oferecendo melhores condições de manutenção nos cursos de referência.

De acordo com o vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, busca-se ainda o constante aprimoramento da política de distribuição e de valoração das bolsas relacionadas aos recursos da Universidade e recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). “Somos sensíveis às necessidades da comunidade acadêmica, concentrando esforços para que o crescimento da Universidade seja acompanhado pelo bem-estar dos estudantes que a compõem”, reforça Scolforo.

Na avaliação do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Luiz Antônio Augusto Gomes, a concessão dessas bolsas objetiva oferecer ao estudante uma condição mais igualitária de permanência na Univiversidade, contribuindo ainda para a formação profissional. Neste sentido, optou-se pelo reajuste da bolsa mantendo-se a mesma carga horária de dedicação. Estas modalidades de bolsas são concedidas exclusivamente durante o período letivo.

Deste total de 861, 325 bolsas atividades foram disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), incluindo 10 bolsas para o projeto cultural de dança e 70 bolsas esporte (25 LEUFLA, 25 DCE e 20 DEF). Além disso, outras 257 bolsas Monitorias são coordenadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), 100 bolsas Extensão estão sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), 35 bolsas de Tecnologia da Informação são destinadas à Diretoria de Gestão da Tecnologia de Informação (DGTI) e outras 21 bolsas em programas diversos, todas sob a coordenação da PROPLAG. Também foram ofertadas 30 bolsas Atividade II, coordenadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), além de 13 bolsas residência para o Hospital Veterinário.

Acompanhada do reajuste, também foi deliberada a criação de uma comissão composta pelos pró-reitores, acompanhados de um assessor, para estudar o aprimoramento do programa de bolsas e estabelecer um escopo de obrigações para otimizar o uso e os resultados oriundos desse benefício.