Professores da UFLA ministram minicursos no VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Nesta terça-feira (23), as salas dos minicursos estiveram disputadas na programação do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Em uma das salas, o professor da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), Flávio Meira Borém, compartilhou seus conhecimentos sobre qualidade de café no minicurso “Noções gerais de classificação e degustação” para duas turmas, somando 70 participantes.Uma oportunidade para conhecer a origem dos principais defeitos do café e os cuidados que o consumidor deve ter para evitar a ingestão de cafés deteriorados. De forma didática, além das informações teóricas, o participante teve a oportunidade de realizar uma degustação comentada, com bebidas de diferentes qualidades, entre grãos comerciais, defeituosos e especiais.

Durante a apresentação, o professor ressaltou os fatores que podem influenciar negativamente na qualidade final da bebida, como os frutos verdes, secos, fermentados e contaminados por fungos. As informações repassadas no minicurso contribuem para uma maior compreensão de produtores e consumidores sobre a importância de se evitar processos inadequados no pós-colheita e também na escolha de um café de qualidade para consumo.

Em outra sala, cerca de 60 participantes ampliaram o conhecimento acerca da gestão da propriedade cafeeira, com a apresentação do professor da UFLA, Ricardo Souza Sette, do Departamento de Administração e Economia (DAE). Os participantes tiveram uma aula ampliada dos temas abordados na obra “Planejamento e Gestão da Propriedade Cafeeira”,com ênfase na importância do planejamento no sucesso do processo produtivo, da qual o professor Sette é um dos autores.

Neste minicurso, os participantes reuniram informações sobre como administrar as empresas do agronegócio, com orientações de como aplicar os processos essenciais de administração, incluindo interpretação de custos de produção, identificação das tecnologias que geram mais resultados e os níveis de produtividade que garantem a viabilidade econômica da atividade. A apresentação contou com exemplos do contexto das organizações rurais e os fatores determinantes na tomada de decisões. Para o planejamento, o professor aconselha se considerar três aspectos: a unidade produtiva, as variáveis do ambiente e os objetivos que se deseja alcançar.

Estão reunidos no Hotel Tauá, em Araxá, cerca de 700 participantes. O evento segue até quinta-feira (25), com ênfase no tema “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”.