Pesquisa indica satisfação recorde com a pós-graduação a distância da UFLA

Tradição e excelência em 24 anos de experiência são fatores que pesaram na escolha de mais de 3,5 mil estudantes de todo o país matriculados em cursos de pós-graduação a distância ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Depois de passar por ampla reformulação, a pós-graduação a distância tem experimentado índices crescentes de aprovação da qualidade, segundo a percepção dos estudantes.

Pesquisa realizada com mais de dois mil participantes em 2010 e 2011 indicou um crescimento de 14% do percentual de alunos que consideram os cursos de Latu sensu muito bons ou excelentes, o que representa mais da metade dos participantes. A pesquisa revelou ainda que 87,8% dos formandos de 2010 recomendariam os cursos realizados e escolheriam a UFLA para cursar outra pós-graduação nesta modalidade.

Nos últimos três anos, a pós-graduação Latu Sensu passou por uma reestruturação pedagógica e de gestão, além da intensificação e capacitação dos docentes e técnicos para o uso de ferramentas avançadas de Ensino a Distância (EaD), o que resultou no aumento da qualidade do material didático e dos trabalhos finais de conclusão de curso.

A reformulação dos cursos contou com o esforço e articulação da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Latu Sensu, vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (CPGLS/PRPG), do Centro de Educação a Distância (Cead) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), além do empenho de todos os coordenadores, professores e demais profissionais vinculados aos programas.  

De acordo com o pró-reitor adjunto Pós-graduação Latu sensu, professor Paulo Henrique Bermejo, os indicadores positivos da pesquisa geral de avaliação é resultado do empenho de toda a equipe para que a tradição da Universidade como centro de educação continuada fosse mantida e ainda tivesse ampliada a qualidade dos cursos ofertados.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito, com o programa Latu Sensu reestruturado, a PRPG está avançando em novos desafios, como internacionalização dos cursos e a criação de MBAs internacionais (Master of Business Administration). Neste sentido, a UFLA está negociando parceria com a Universidade de Bentley e Universidade de Boston, Estados Unidos.

Para o segundo semestre, serão ofertados 11 cursos em diferentes áreas do conhecimento: Agricultura, Ciência dos Alimentos, Computação, Energia Alternativa, Saúde e Veterinária. As matrículas estão abertas até 26 de agosto. Veja a descrição dos cursos e outras informações no site http://www.openufla.com.br/cursos/ 

  • Plantas Medicinais: Manejo, Uso e Manipulação
  • Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite e Ovos
  • Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais
  • Administração em Redes Linux
  • MBA Executivo – Governança de Tecnologia da Informação
  • Tecnologia de Redes de Computadores
  • Formas Alternativas de Energia
  • Farmacologia: Atualização e Novas Perspectivas
  • Nutrição Humana e Saúde
  • Defesa Sanitária Animal
  • Bovinocultura Leiteira: Manejo, Mercado e Tecnologias
  • Assista à Reportagem da TV Universitária

[youtube]o8XDrAzBu4s[/youtube]