UFLA expande processo de internacionalização com Universidade de Illinois

Na semana passada (8 a 15 de agosto), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu mais um passo no processo de internacionalização, com a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Universidade de Illinois, nos EUA. O acordo prevê o intercâmbio de atividades e programas na área do ensino, pesquisa e extensão, mais diretamente com a Faculdade de Ciências Agrícolas, de Consumo e de Meio Ambiente, em seu Campus Urbana-Champaign.    

A missão foi composta pelo reitor da UFLA, professor Antonio Nazareno Guimarães Mendes; pelo diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun Junior; pró-reitor Adjunto de Pós-Graduação, Alcides Moino Junior; pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo Resende Junior e pelo coordenador científico do convênio, professor Renato Paiva.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais, Antonio Chalfun, existe uma grande expectativa com a parceria, permitindo que a UFLA avance o processo de internacionalização com universidades de referência. A Universidade de Illinois foi recentemente ranqueada como a 33ª melhor Universidade do mundo.  

A ideia é que estudantes de pós-graduação possam desenvolver suas atividades de doutorado sanduíche e, para os estudantes de graduação, está em fase final de discussão uma proposta de estágio acadêmico de curta duração, para que possam ter a experiência internacional. O acordo também prevê que estudantes americanos possam vir à UFLA desenvolver atividades de ensino e pesquisa.

“Este acordo vem ao encontro do objetivo central do programa Ciência sem Fronteiras, recentemente lançado pelo Governo Federal, que visa a proporcionar um incremento do número de estudantes com experiência internacional em centro de excelência. Com o intercâmbio de docentes, teremos condições de ingressar em projetos de pesquisas de excelente qualidade, visto as condições de infraestrutura que a Universidade de Illinois pode oferecer”, considera Chalfun.

Dentre as atividades previstas no acordo, destaca-se o intercâmbio de docentes e discentes para atividades educacionais, culturais e de pesquisas; intercâmbio de docentes e discentes de pós-graduação para pesquisas, palestras e debates; participação em seminários e encontros acadêmicos; intercâmbio de materiais acadêmicos, publicações e outras informações, além de programas acadêmicos especiais de curta duração.

Envio de trabalhos para XX Congresso de Pós-Graduação tem prazo até sábado 20

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, entre os dias 12 e 16 de setembro de 2011, o evento “Ciência, Tecnologia e Extensão na Universidade”, com a realização simultânea do XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA), o XX Congresso de Pós-Graduação e VI Congresso de Extensão (CONEX). O prazo de inscrições está aberto e os interessados devem estar atentos ao prazo para o envio de trabalhos. Para o Congresso de Pós-Graduação, o prazo se encerra neste sábado (20).  Para informações sobre os eventos, acesse: http://ufla.br/congressos

Os trabalhos para o Congresso de Pós-Graduação poderão ser submetidos em duas categorias: Resumo Simples e Resumo Expandido. Os trabalhos deverão ser originais, inéditos e estarem relacionados com as áreas de Pós-graduação da UFLA e áreas afins. Os trabalhos aprovados serão apresentados sob a forma de pôsteres. Cada inscrição dará direito a um número máximo de três trabalhos por autor, podendo ser submetidos das seguintes formas: dois resumos expandidos, ou um resumo expandido e dois resumos simples, ou três resumos simples.

O prazo para o envio dos trabalhos para o Congresso de Iniciação Científica – CIUFLA – se encerra dia 26 de agosto. Para este congresso, podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA e de alunos do ensino médio do Programa BIC Júnior. Todos os resumos submetidos e aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster. Destaca-se que a presença dos orientadores na apresentação dos trabalhos é indispensável, estando a renovação ou a concessão de nova bolsa condicionada a essa participação.

Para o VI Conex, o prazo de envio de resumos segue até a próxima segunda-feira (21). Em sua sexta edição, o evento objetiva divulgar os conhecimentos gerados no desenvolvimento de projetos de extensão da Universidade. A apresentação dos trabalhos neste evento é uma exigência para os 100 bolsistas vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).  Todos os resumos submetidos e aprovados serão apresentados na forma de pôster, com apresentação oral para os avaliadores internos e externos. Vale destacar que apenas os trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres, por pelo menos um dos autores, terão os resumos publicados nos Anais/Resumos, no site da Proec.

EX-aluno da UFLA participa de recorde com a maior xícara de café do mundo

O ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Paulo Fabricio Queiroz Martins, formado em Química em julho deste ano, acaba de participar da organização de um grande feito: o recorde mundial do município de Brejutuba, no Espírito Santo, com a maior xícara de café do mundo. A xícara gigante tinha quase três metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, tendo sido coados 8.260 litros de café arábica. O feito aconteceu no sábado (13) durante a programação de uma grande exposição agropecuária, chamando a atenção dos participantes. Só o coador tinha 240 metros de algodão e foi confeccionado em 10 dias.

Pelo terceiro ano consecutivo, produtores, técnicos e lideranças locais se articularam em uma inovadora estratégia de marketing. A iniciativa foi da Prefeitura de Brejetuba e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que já conquistaram o reconhecimento de maior xícara do país, pela Rank Brasil Records. Agora o feito também será avaliado para entrar para os livros dos recordes mundiais.

De acordo com Paulo Fabrício, coordenador de Inovação e Tecnologia da empresa organizadora, o aprendizado na UFLA, sobretudo em projetos multidisciplinares, contribuiu para que a articulação de mais de 100 pessoas, entre produtores, técnicos e lideranças regionais, resultasse na superação do desafio. Já no mercado de trabalho, o ex-aluno aconselha aos estudantes a se envolverem com atividades de pesquisa, extensão e representação estudantil, sendo esse envolvimento um importante diferencial para o sucesso profissional.

Pesquisa indica satisfação recorde com a pós-graduação a distância da UFLA

Tradição e excelência em 24 anos de experiência são fatores que pesaram na escolha de mais de 3,5 mil estudantes de todo o país matriculados em cursos de pós-graduação a distância ofertados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Depois de passar por ampla reformulação, a pós-graduação a distância tem experimentado índices crescentes de aprovação da qualidade, segundo a percepção dos estudantes.

Pesquisa realizada com mais de dois mil participantes em 2010 e 2011 indicou um crescimento de 14% do percentual de alunos que consideram os cursos de Latu sensu muito bons ou excelentes, o que representa mais da metade dos participantes. A pesquisa revelou ainda que 87,8% dos formandos de 2010 recomendariam os cursos realizados e escolheriam a UFLA para cursar outra pós-graduação nesta modalidade.

Nos últimos três anos, a pós-graduação Latu Sensu passou por uma reestruturação pedagógica e de gestão, além da intensificação e capacitação dos docentes e técnicos para o uso de ferramentas avançadas de Ensino a Distância (EaD), o que resultou no aumento da qualidade do material didático e dos trabalhos finais de conclusão de curso.

A reformulação dos cursos contou com o esforço e articulação da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Latu Sensu, vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (CPGLS/PRPG), do Centro de Educação a Distância (Cead) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), além do empenho de todos os coordenadores, professores e demais profissionais vinculados aos programas.  

De acordo com o pró-reitor adjunto Pós-graduação Latu sensu, professor Paulo Henrique Bermejo, os indicadores positivos da pesquisa geral de avaliação é resultado do empenho de toda a equipe para que a tradição da Universidade como centro de educação continuada fosse mantida e ainda tivesse ampliada a qualidade dos cursos ofertados.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito, com o programa Latu Sensu reestruturado, a PRPG está avançando em novos desafios, como internacionalização dos cursos e a criação de MBAs internacionais (Master of Business Administration). Neste sentido, a UFLA está negociando parceria com a Universidade de Bentley e Universidade de Boston, Estados Unidos.

Para o segundo semestre, serão ofertados 11 cursos em diferentes áreas do conhecimento: Agricultura, Ciência dos Alimentos, Computação, Energia Alternativa, Saúde e Veterinária. As matrículas estão abertas até 26 de agosto. Veja a descrição dos cursos e outras informações no site http://www.openufla.com.br/cursos/ 

  • Plantas Medicinais: Manejo, Uso e Manipulação
  • Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite e Ovos
  • Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais
  • Administração em Redes Linux
  • MBA Executivo – Governança de Tecnologia da Informação
  • Tecnologia de Redes de Computadores
  • Formas Alternativas de Energia
  • Farmacologia: Atualização e Novas Perspectivas
  • Nutrição Humana e Saúde
  • Defesa Sanitária Animal
  • Bovinocultura Leiteira: Manejo, Mercado e Tecnologias
  • Assista à Reportagem da TV Universitária

[youtube]o8XDrAzBu4s[/youtube]