Ex-aluno da UFLA é o primeiro pesquisador brasileiro a vencer prêmio da Microsoft Research

A trajetória profissional do ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Anderson de Rezende Rocha, é exemplar. Formado em Ciência da Computação/UFLA em 2003, cursou o mestrado, doutorado e pós-doutorado no instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente é professor. Recentemente, foi escolhido com mais sete pesquisadores do mundo inteiro para ser contemplado com o Microsoft Research Faculty Fellow Award, um reconhecimento a jovens professores e pesquisadores que têm avançado a pesquisa na área da computação.

Anderson Rocha é o primeiro pesquisador formado e atuando em universidade da América Latina contemplado com o prêmio. O pesquisador atua em projeto de pesquisa com foco em visão computacional, aprendizado de máquina e computação forense digital.

Em entrevista à Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), o pesquisador destacou: “Ser selecionado dentre tantos excelentes candidatos é gratificante. Significa que minha pesquisa está sendo reconhecida como tendo potencial impacto para ajudar as pessoas de alguma forma. O prêmio é uma motivação extra para continuar procurando soluções inovadoras para problemas relacionados à computação forense e à investigação de evidências digitais para ajudar as autoridades no Brasil e no mundo em sua luta diária contra o crime organizado”, disse.

A cada ano, desde 2005, a Microsoft Research escolhe oito jovens professores a partir de uma lista de indicados por instituições de pesquisa em ciência da computação de todo o mundo. Os indicados passam por um rigoroso processo de seleção, sendo avaliados por um painel de aproximadamente 100 revisores que consideram suas contribuições científicas e currículos. O processo se refina até que os finalistas são convidados a fazer uma apresentação e passam pela arguição de uma banca de cinco pesquisadores renomados selecionados pela Microsoft Research. Da arguição saem os oito premiados.

Além de uma premiação em dinheiro para ser aplicado em pesquisas nas instituições de referência, cada um dos selecionados passa a ter acesso a recursos da Microsoft, tais como software, convites para participar em conferências e colaboração direta com os pesquisadores da Microsoft Research em Redmond e em outros centros no mundo.

* Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp