Recepção de Calouros tem programação a partir desta quarta-feira (17)

No período de17 a 20 de agosto, a Recepção de Calouros terá continuidade no Salão de Convenções da UFLA, com presença obrigatória. A programação está dividida em três turnos (manhã, tarde e noite), com divisão por cursos.  A programação completa pode ser vista no site da Pró-reitoria de Graduação (PRG): http://www.prg.ufla.br/

Na quarta feira-feira (17) haverá reunião com os coordenadores de cursos, em diferentes locais do câmpus, além de reunião com representantes dos centros acadêmicos de cada curso.

A segurança em Lavras e no Câmpus será o tema abordado na quinta-feira (18), com a apresentação dos representantes da Polícia Militar, capitão José Deon da Silva, capitão Jean Beethoven de Freitas e o tenente Juari Alexandre dos Santos. Os calouros também serão informados sobre o Serviço Militar Obrigatório, com a apresentação dos sargentos Paulo Cacildo Garcia e Gilberto de Oliveira Júnior.

Neste dia, também haverá a apresentação do pró-reitor de Planejamento e Gestão (Proplag), professor João Almir de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa (PRP), professor Luis David Solis Murgas, e pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor Magno Antônio Patto Ramalho.

Na sexta-feira (19) os calouros receberão as informações sobre Trote Solidário e sobre a atuação e importância do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também será o lançamento da campanha “UFLA Recicla”, que vai incentivar a substituição de copos descartáveis por canecas de uso contínuo. Cada calouro receberá um kit com a caneca e uma sacola ecológica personalizada da Campanha.

Sábado haverá um almoço entre os calouros no Restaurante Universitário (RU) e a Gincana de Integração de Calouros, que será realizada no Ginásio Poliesportivo, com a organização do DCE e CAs.

COMPARECIMENTO OBRIGATÓRIO – De acordo com a Resolução CEPE nº 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei nº 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

“Cinema com vida” reinicia apresentações com Ingmar Bergman

Nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 14h, o Grupo de Estudos Cinema Com Vida reinicia as atividades da Mostra de Cinema  “ Mestres da 7ª Arte” com um seminário de abertura dos trabalhos deste semestre, intitulado “Ingmar Bergman: imagens”. Mestre na arte cinematográfica, Bergman foi produtor de uma vasta obra, iniciando seu percurso em 1945 e encerrando-o em 2003. O Seminário “Ingmar Bergman: imagens” será ministrado pelos estudantes Kleber Lino, Thalles Martins, pelo bolsista José Mello e pela professora do Departamento de Educação (DED), Luciana Azevedo.

De acordo com o grupo, a escolha de seis filmes dentro de um repertório tão vasto e tão encantador não foi fácil. Apesar da dificuldade, o maior prazer foi e vem sendo conhecer a potencialidade educativa de suas obras. Com elas, o Grupo Cinema Com Vida espera alcançar pessoas que já ouviram falar de Bergman, que já conhecem suas obras e, sobretudo, pessoas que o desconhecem, mas almejam ampliar seu espectro de formação, com especial atenção àqueles que se dedicam ou se dedicarão à docência, que necessitam dominar os conhecimentos de suas áreas específicas, mas, antes e acima de tudo, precisam afinar a sensibilidade e o pensar crítico para lidar com a realidade complexa dos dias atuais, movimentados cada vez mais pelo referencial tecnológico. Nesse sentido, Bergman convida a imergir na ambiguidade das relações sociais e humanas e, a partir de sua percepção, desenvolver novos olhares e pensamentos sobre a pessoa humana e seu devir.

 

Ex-aluno da UFLA é o primeiro pesquisador brasileiro a vencer prêmio da Microsoft Research

A trajetória profissional do ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Anderson de Rezende Rocha, é exemplar. Formado em Ciência da Computação/UFLA em 2003, cursou o mestrado, doutorado e pós-doutorado no instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente é professor. Recentemente, foi escolhido com mais sete pesquisadores do mundo inteiro para ser contemplado com o Microsoft Research Faculty Fellow Award, um reconhecimento a jovens professores e pesquisadores que têm avançado a pesquisa na área da computação.

Anderson Rocha é o primeiro pesquisador formado e atuando em universidade da América Latina contemplado com o prêmio. O pesquisador atua em projeto de pesquisa com foco em visão computacional, aprendizado de máquina e computação forense digital.

Em entrevista à Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), o pesquisador destacou: “Ser selecionado dentre tantos excelentes candidatos é gratificante. Significa que minha pesquisa está sendo reconhecida como tendo potencial impacto para ajudar as pessoas de alguma forma. O prêmio é uma motivação extra para continuar procurando soluções inovadoras para problemas relacionados à computação forense e à investigação de evidências digitais para ajudar as autoridades no Brasil e no mundo em sua luta diária contra o crime organizado”, disse.

A cada ano, desde 2005, a Microsoft Research escolhe oito jovens professores a partir de uma lista de indicados por instituições de pesquisa em ciência da computação de todo o mundo. Os indicados passam por um rigoroso processo de seleção, sendo avaliados por um painel de aproximadamente 100 revisores que consideram suas contribuições científicas e currículos. O processo se refina até que os finalistas são convidados a fazer uma apresentação e passam pela arguição de uma banca de cinco pesquisadores renomados selecionados pela Microsoft Research. Da arguição saem os oito premiados.

Além de uma premiação em dinheiro para ser aplicado em pesquisas nas instituições de referência, cada um dos selecionados passa a ter acesso a recursos da Microsoft, tais como software, convites para participar em conferências e colaboração direta com os pesquisadores da Microsoft Research em Redmond e em outros centros no mundo.

* Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp

Atividades físicas para pessoas acima de 60 anos: inscrições até sexta-feira (19)

O Departamento de Educação Física da UFLA abre as inscrições para o projeto de extensão que oferece atividades físicas diversificadas e orientadas para a população acima de 60 anos, bem como atividades de orientação sobre prevenção e promoção da saúde. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (19), das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas. O projeto, sob a coordenação dos professores Priscila Carneiro Valim Rogatto e Gustavo Puggina Rogatto, é gratuito e aberto à comunidade de Lavras. As aulas terão início no dia 23 de agosto.

As atividades são oferecidas todas as terças e quintas-feiras das 15 às 16 horas, no Ginásio de Esportes da UFLA. Algumas atividades são realizadas na pista de atletismo (como caminhadas), outras na piscina CIUNI (hidroginástica e atividades aquáticas recreativas), na sala de musculação (exercícios resistidos) e em outros espaços na universidade.

Inscrições: 3829-1949, 3829-5136 ou 3829-1293

 

Marcê Porena canta Dolores Duran em show na UFLA

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e Lar Esperança e Vida São Mateus Loureiro Ticle promovem, no próximo sábado (20), o espetáculo “Por Causa de Você”, na voz de Marcê Porena, com a obra de Dolores Duran.  O show será realizado no Salão de Convenções da UFLA, a partir das 20 horas. Parte da renda será destinada ao Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle.

Os ingressos podem ser adquiridos na Proec, Lar Esperança e Vida São Mateus Loureiro Ticle e Casa da Dieta Natural.

Informações: Proec (35) 3829 1121 / 1317

[youtube]8J6Do89NjII[/youtube]