UFLA compartilha resultados no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

O VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que acontece de 22 a 25 de agosto, em Araxá (MG), terá como instituições anfitriãs e organizadoras a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Embrapa Café. O tema dessa edição é “Articulação em Redes de Pesquisa e Novas Fronteiras do Conhecimento”. Na programação, professores e estudantes da UFLA vão apresentar resultados de pesquisa e demandas para novos projetos colaborativos.

O professor do Departamento de Biologia e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, Magno Antônio Patto Ramalho, foi convidado para coordenar o painel de discussão sobre “Novas perspectivas para o melhoramento convencional”. Referência em genética e melhoramento de plantas, o professor incentiva o intercâmbio de experiências entre as gerações de pesquisadores. Em sua opinião, o Brasil possui o maior e mais qualificado grupo de melhoristas de café do mundo. “Evidentemente, tudo o que foi realizado no passado teve e tem sua importância. O que será proposto é uma alternativa para tornar o processo ainda mais eficiente”, ressalta.

O debate acerca da Legislação Ambiental com foco na cafeicultura terá como moderador o professor do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA), José Luis Pereira Rezende, que deverá apresentar sua leitura do novo código e os efeitos das mudanças no setor agrícola.

Na grade de minicursos, três temas serão apresentados por professores da UFLA:

Minicurso: Noções gerais de classificação e degustação
Flávio Meira Borém- Universidade Federal de Lavras – (DEG)

Minicurso: Gestão da propriedade cafeeira
Ricardo de Souza Sette – Universidade Federal de Lavras – (DAE)

Minicurso: Colheita mecanizada
Fábio Moreira da Silva – Universidade Federal de Lavras – (DEG)

Acesse aqui o site do evento, faça sua inscrição e participe.