Copese divulga calendário do PAS 2011

Para ingresso na Universidade Federal de Lavras existem dois caminhos: o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante que opta pelo PAS é avaliado em três etapas, ao final de cada série do Ensino Médio. Na UFLA, até 40% das vagas para ingresso no início de cada ano são destinadas aos candidatos inscritos no PAS. O calendário e as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Copese.

Para participar, o candidato deverá estar matriculado, no mínimo, na 1ª série do Ensino Médio e efetuar sua inscrição para cada uma das etapas, em três anos consecutivos. É na terceira fase que o candidato faz a opção pelo curso que deseja cursar, sendo que as notas desta etapa serão as obtidas pelos candidatos no ENEM.

As provas são específicas e cumulativas para cada fase do processo seletivo. Nas três etapas o candidato é avaliado por meio de provas objetivas e redação, com conteúdo da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, de forma que na 3ª fase ele é avaliado sobre o conteúdo de todo o Ensino Médio. 

A vantagem do PAS é que ao final do processo seletivo o estudante recebe uma nota final pelo somatório das três etapas e um relatório de desempenho. A escola participante também recebe um relatório geral dos estudantes inscritos, possibilitando a correção de possíveis deficiências em cada conteúdo.  

Informações:

Telefones: (35) 3829.1120 / 1133
Telefax:  (35) 3829.1558
E-mail: copese@copese.ufla.br

 

Professor José Oswaldo Siqueira aposenta-se pela UFLA e assume novo desafio

Depois de 38 anos de convivência e atividades na ESAL/UFLA, o professor José Oswaldo Siqueira, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), acaba de se aposentar para iniciar nova carreira no recém-criado Instituto Tecnológico Vale (Vale S/A), onde atuará na área de pesquisa e desenvolvimento. O professor é reconhecido no meio acadêmico, não apenas pela contribuição científica, mas também pela atuação como diretor de Programas Temáticos e Setoriais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Foi uma decisão difícil de ser tomada a esta altura da vida, exigindo muita reflexão e coragem”, ressalta o professor em carta enviada aos amigos da UFLA. “Esta comunidade, por meio de seus dirigentes, professores, servidores e alunos sempre foi muito generosa comigo, me ajudando, colaborando e dando muito reconhecimento e prestígio, concedidos, muitas vezes, além do que considero ser merecedor”, complementa.

Motivado por este reconhecimento, José Oswaldo sempre levou a imagem da UFLA por onde passou, no país e no exterior. “È uma honra e um grande privilégio ter esta marca estampada no peito”, reforça o professor que,mesmo sem o vínculo empregatício, promete manter a interação com a Universidade, colaborando com o ensino de pós-graduação e pesquisa.

Também sinaliza o desejo de aproximar a pesquisa que será realizada na empresa com os conhecimentos gerados na Universidade e instituições do governo, completando a tríplice hélice fundamental para o processo de inovação. “Desejo continuar com esta sinergia, contribuindo agora com uma visão diferenciada do mundo empresarial…Quero continuar dando minha modesta contribuição para que a UFLA siga nesta trajetória de progresso,tornando-se cada vez maior e melhor”, ressalta o professor, que ainda expressa o agradecimento aos mestres e amigos pelos anos de convivência. “Sou fruto deste ambiente, desta instituição”, finaliza.

 

UFLA participa de articulação para a criação do Cedet-E

Nessa quinta-feira (4), representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (Aspat) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes (superintendente de Ensino Superior, Rodrigo Zuquim Macedo, e superintendente de Inovação Social, Lélia Inês Teixeira), reuniram-se na Universidade para dar andamento ao projeto de criação do Centro Estadual para Desenvolvimento do Potencial, Talento e Expertise (Cedet – E). A reunião contou com a presença da educadora Zenita Guenther. O Protocolo de Intenções foi assinado durante cerimônia de inauguração da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA, que contou com a presença do secretário Nárcio Rodrigues.

O Cedet – E representa a expansão do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), idealizado e conduzido há 18 anos pela educadora Zenita Guenther, com o aporte da Prefeitura Municipal. O novo centro, cuja sigla adiciona a letra “E” de Expertise e de Estado, será instalado em imóvel na cidade de Lavras, com recursos do Estado e execução da Sectes e Prefeitura Municipal. O projeto para a criação do centro estadual prevê a instalação de equipamentos modernos de multimídia e ferramentas tecnológicas, bem como a parceria com grandes empresas e instituições de ensino e pesquisa.

Educadora Zenita Guenther

De acordo com a assessora especial para o desenvolvimento acadêmico, Édila Vilela de Rezende Von Pinho, a UFLA foi convidada a participar do projeto em virtude da excelência de seu capital humano e de infraestrutura de laboratórios, fundamentais para ampliar a interação das crianças e professores do Centro com o conhecimento gerado e compartilhado na Universidade. “A tecnologia gerada na UFLA deve ser transferida de forma a impactar positivamente o desenvolvimento da sociedade”, reforça.

Uma das metas do Cedet-E é a criação e oferta de um curso de extensão em capacitação de docentes para atuação na educação de talentosos, em parceria com a UFLA. O curso será formulado e gerenciado pelo Centro de Educação à Distância (CEAD/UFLA), com conteúdo compartilhado e as especificidades que a metodologia exige.

Recebem atendimento no CEDET-MG crianças e jovens que sinalizam capacidade elevada e talento, matriculados em instituições de Educação Básica do município e região. Atualmente, cerca de 500 crianças recebem atendimento regular, com plano individual de trabalho, e mais 381estão em processo de observação assistida.

 

Professor da UFLA aborda qualidade do café em workshop para extensionistas da EMATER-MG

Nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), o setor de cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi sede de um encontro baseado na tríplice hélice: universidade, empresa e governo. O professor do Departamento de Engenharia (DEG), Flávio Meira Borém, referência em qualidade do café, apresentou resultados de pesquisa, de forma teórica e prática, para o grupo Experts Café, formado por extensionistas da Emater-Mg, em parceria com uma empresa do setor.

Na abordagem sobre pós-colheita e qualidade do café, o professor Borém ressaltou a importância de aproximação entre a pesquisa e extensão, destacando os técnicos como multiplicadores do conhecimento e interface fundamental para levantamento de demandas. O professor apresentou algumas instruções que estão relacionadas à produção de café de qualidade, possibilitando o levantamento e diagnose do que vem sendo feito em diferentes municípios produtores do Sul de Minas.

“O que estamos pedindo é que o produtor pare de produzir cafés com defeito”, destacou, afirmando que o pequeno produtor pode sim fazer um café de qualidade, muitas vezes, com pequenos ajustes e mudanças no processo.

 

Atletas da UFLA no sonho para as Olimpíadas 2016: assista ao vídeo da Rede Minas

Quem são os jovens que lutam para conquistar uma vaga no maior evento esportivo do mundo? O Sonho Olímpico foi tema do programa da Rede Minas “Planeta Minas” dessa segunda-feira (1º/08). O programa apresentou os atletas doCentro Regional de Iniciação ao Atletismo(CRIA Lavras), coordenado pelo professor Fernando Roberto de Oliveira, como talentos promissores para o ouro nas Olimpíadas de 2016, que será realizada no Brasil.

Assista à reportagem da Rede Minas

[youtube]ckle_ymUkiI[/youtube]

Vale repetir – Em pouco mais de um ano a equipe já coleciona nove medalhas em campeonatos brasileiros e uma no campeonato sul-americano. Foram 415 pódios conquistados somente em 2010; sete de seus atletas são integrantes do Programa Bolsa-Atleta, financiado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude; e 17 atletas estão no ranking de melhores do país em suas categorias.

O Projeto teve início em 2008, como escola de esportes, participando apenas de competições não oficiais. Em junho de 2010, foi criada a Equipe CRIA Lavras, contando hoje com 60 atletas, de 12 a 18 anos, que participam de competições oficiais nas categorias Mirim, Menores e Juvenil. A base do projeto é o atletismo, mas as crianças também participam de aulas de esportes coletivos, ministradas pela professora de Educação Física Renata Bueno, cedida pela Prefeitura Municipal de Lavras; além de Kung Fu e jogos esportivos. No ano de 2010, 1.200 crianças foram envolvidas no projeto.

O Projeto CRIA Lavras é uma parceria entre a Associação Acadêmica de Esportes/Liga de Esportes da Universidade Federal de Lavras (AAE/LEUFLA), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFLA); Prefeitura Municipal de Lavras e Secretaria de Estado de Esportes e Juventude.