Pesquisadores congolenses iniciam pós-graduação na UFLA

Na última semana, dois pesquisadores congolenses chegaram a Lavras para iniciar a pós-graduação na Universidade Federal de Lavras, por meio de um projeto que une a UFLA e a Universidade Livre do País dos Grandes Lagos (ULPGL), localizada na cidade de Goma, no Congo. A parceria é coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia da UFLA, Gilmar Tavares.

O Congo, após 30 anos de guerra civil, apresenta grandes áreas devastadas e imensos problemas sociais, como fome e miséria. Por outro lado, devido ao vulcão Nyragongo, em frequente erupção, a terra da região tem boa fertilidade e é conhecida pela produção do Café Kivu, café especial muito apreciado na Europa.

Uma das tentativas de mudar esta situação e reconsquistar a sustentabilidade financeira de pequenos produtores está partindo da ULPGL, com o intuito de renovar áreas agrícolas por meio da trasnferência de tecnologias que possam ser adapatadas à região. Neste contexto, o acordo de cooperação UFLA-ULPGL atuará nas questões econômica, socioambiental e cultural, por meio de estudos com foco na agroecologia, agricultura familiar e extensão universitária.

Jeannot Kavuja e Rukeshaabala Francherent são os primeiros participantes e cursarão pós-graduaçãoem Ciências Florestaise Agronomia/Fitotecnia (com foco em cafeicultura), respectivamente. Segundo eles, a parceria tem grande valia, auxiliando-os a entender e conhecer melhor os problemas cafeeiros e ambientais do Congo, sabendo assim como reverter a atual situação do país. Os pós-graduandos acreditam que esses projetos ajudarão a ampliar a imagem positiva do Brasil na África.

Além deste acordo, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE) e o governo gongolês iniciaram outra parceria para desenvolvimento de projetos na área de segurança alimentar para todo o Congo. O referencial será o projeto financiado pelo CNPq denomionado Carrancas (CNPq 552171/2007-7, Edit, 36/2007), que tem uma linha de pesquisa coordenada pelo professor Gilmar Tavares.

O próximo ano, o projeto receberá mais quatro pesquisadores congolenses para pós-graduação na UFLA. Futuramente, estudantes e professores da UFLA poderão participar deste intercâmbio de conhecimento na ULPGL.