UFLA recebe mais de 900 calouros nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (1º), cerca de 900 estudantes participam do primeiro evento de Recepção de Calouros, no Salão de Convenções da UFLA, para serem apresentados à Direção Executiva da Universidade e receberem informações diversas. Nesta manhã, os estudantes foram recepcionados pelo reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e pelospró-reitores: João Chrysostomo (Graduação) e Luiz Antônio Augusto Gomes (Assuntos Estudantis e Comunitários), além de professores e chefes de departamentos.

Diferente dos anos anteriores, a Recepção de Calouros foi dividida de forma a ter sua abertura oficial no dia 1º, com três sessões (manhã, tarde e noite),e as demais atividades entre os dias 17 e 20 de agosto. A programação completa pode ser vista no site da Pró-reitoria de Graduação (PRG): http://www.prg.ufla.br/

Em seu pronunciamento, oreitor saudou os calouros enfatizando a confiança depositada à Universidade. Também destacou alguns procedimentos e novidades, como obras de expansão e indicadores de qualidade. “Posso assegurar a todos os novos estudantes da UFLA que aqui receberão uma educação superior pública de qualidade, além de diretrizes para uma boa formação cidadã”, disse.

COMPARECIMENTO OBRIGATÓRIO – De acordo com a Resolução CEPE nº 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei nº 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

 

Pesquisadores congolenses iniciam pós-graduação na UFLA

Na última semana, dois pesquisadores congolenses chegaram a Lavras para iniciar a pós-graduação na Universidade Federal de Lavras, por meio de um projeto que une a UFLA e a Universidade Livre do País dos Grandes Lagos (ULPGL), localizada na cidade de Goma, no Congo. A parceria é coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia da UFLA, Gilmar Tavares.

O Congo, após 30 anos de guerra civil, apresenta grandes áreas devastadas e imensos problemas sociais, como fome e miséria. Por outro lado, devido ao vulcão Nyragongo, em frequente erupção, a terra da região tem boa fertilidade e é conhecida pela produção do Café Kivu, café especial muito apreciado na Europa.

Uma das tentativas de mudar esta situação e reconsquistar a sustentabilidade financeira de pequenos produtores está partindo da ULPGL, com o intuito de renovar áreas agrícolas por meio da trasnferência de tecnologias que possam ser adapatadas à região. Neste contexto, o acordo de cooperação UFLA-ULPGL atuará nas questões econômica, socioambiental e cultural, por meio de estudos com foco na agroecologia, agricultura familiar e extensão universitária.

Jeannot Kavuja e Rukeshaabala Francherent são os primeiros participantes e cursarão pós-graduaçãoem Ciências Florestaise Agronomia/Fitotecnia (com foco em cafeicultura), respectivamente. Segundo eles, a parceria tem grande valia, auxiliando-os a entender e conhecer melhor os problemas cafeeiros e ambientais do Congo, sabendo assim como reverter a atual situação do país. Os pós-graduandos acreditam que esses projetos ajudarão a ampliar a imagem positiva do Brasil na África.

Além deste acordo, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE) e o governo gongolês iniciaram outra parceria para desenvolvimento de projetos na área de segurança alimentar para todo o Congo. O referencial será o projeto financiado pelo CNPq denomionado Carrancas (CNPq 552171/2007-7, Edit, 36/2007), que tem uma linha de pesquisa coordenada pelo professor Gilmar Tavares.

O próximo ano, o projeto receberá mais quatro pesquisadores congolenses para pós-graduação na UFLA. Futuramente, estudantes e professores da UFLA poderão participar deste intercâmbio de conhecimento na ULPGL.

Fim de semana festivo para formandos de 13 cursos da UFLA

De todos os momentos vivenciados pelos estudantes da UFLA, a formatura é o mais esperado e carregado de maior simbolismo. Na última sexta-feira (29), familiares e amigos prestigiaram a sessão solene de Colação de Grau de 13 cursos ofertados pela Universidade. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, com a presença do secretário do Conselho Universitário (Cuni) e chefe de Gabinete da Reitoria, professor Élberis Pereira Botrel, da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, patronos, patronesses, professores e servidores homenageados.

Um momento de festa, agradecimento e transformação. Esta foi a tônica dos pronunciamentos dos representantes dos formandos. Nos discursos, o reconhecimento e o orgulho de receberem o diploma com o emblema da UFLA.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, foi o paraninfo da ceriônia de formatura dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Sistemas de Informação.

Em seu pronunciamento, destacou a qualidade da UFLA como uma das instituições de ensino superior mais relevantes do país. “A UFLA não é apenas uma universidade, mas uma cidade universitária. Estão se formando profissionais qualificados e prontos para encarar o desafio que os espera no mercado de trabalho”, destacou o secretário. Como mensagem aos jovens formandos, ressaltou: “os novos profissionais podem ter certeza de que encontrarão em Minas um governo preocupado com a absorção de mão de obra, não apenas com a oferta de oportunidades profissionais, mas também para avançarem em cursos de pós-graduação”, considerou.

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), professor Luiz Cláudio Costa, foi o paraninfo dos formandos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O secretário também teceu elogios à Universidade, citando-a como uma das melhores universidades do país e orgulho para os mineiros há mais de um século. Aos formandos, lembrou que o diploma representa mais do que a autoridade que ele outorga, mas a vitória pessoal e a história particular de cada formando. “Acreditem que é possível fazer um mundo melhor”, finalizou.

Nas palavras do reitor, Antônio Nazareno, o agradecimento aos familiares e jovens por confiarem à UFLA sua formação em nível superior e o convite para que os novos profissionais, agora ex-alunos, sempre retornem à Universidade. “Tenham a certeza de que nos esforçamos muito para formar bons profissionais e, acima de tudo, cidadãos éticos”, destacou, lembrando que, infelizmente, no Brasil ainda é um privilégio cursar uma universidade federal de qualidade.

As cerimônias foram finalizadas com a entrega da medalha da Universidade Federal de Lavras e do Certificado de Mérito Acadêmico, concedidos aos formandos que obtiveram os melhores desempenhos durante os cursos. Empresas parceiras da Univerisdade também agraciaram os formandos com prêmios e certificados de reconhecimento.

Números da graduação na UFLA

Nas cerimônias, colaram grau 193 formandos, de um total de 232 no semestre, somando os formandos em Colação Antecipada, em sessões especiais do Cuni. Estas cerimônias ainda não apresentam o impacto de expansão do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Até 2006, havia na UFLA 10 cursos diurnos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Química (Licenciatura), Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia. Estes cursos somavam 310 vagas ofertadas por semestre.

A partir de 2007, foram criados mais três cursos: Sistemas de Informação, Matemática (Licenciatura) e Educação Física, ampliando para o número de vagas para 440 no 1º semestre e 400 no 2º semestre.

A partir do Reuni, houve uma expansão do número de cursos e vagas ofertadas:

2009/01: 589 (18 cursos)

2009/02: 707 (18 cursos)

2010/01: 690 (22 cursos)

2010/02: 840 (22 cursos)

2011/01: 965 (22 cursos)

2011/02: 965 (22 cursos)

Fotos da 1ª sessão

Fotos da 2ª sessão

Veja a reportagem da Formatura na TV Universitária

[vsw id=”jWErvI9I6gI” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]