Recepção de calouros marca início das atividades letivas do segundo semestre

Na próxima segunda-feira (1º), os calouros dos 22 cursos ofertados pela Universidade Federal de Lavras serão recepcionados em três cerimônias distintas (manhã, tarde e noite), no Salão de Convenções da Universidade. Para este semestre, a recepção de calouros terá uma abertura oficial no dia 1º e as demais atividades previstas na programação serão entre os dias 17 e 20 de agosto.

Objetivando a integração dos calouros à vida universitária, a programação inclui a apresentação dos direitos e deveres dos estudantes, as atividades relacionadas a cada pró-reitoria e informações sobre a proibição do trote na Universidade. Os novos estudantes também serão apresentados às representações acadêmicas (Diretório Central de Estudantes – DCE/UFLA e centros acadêmicos), responsáveis pela organização da Gincana de Integração de Calouros, que será realizada no sábado, 20, no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução CEPE nº 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que deixar de comparecer às atividades de recepção de calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade”. Ainda: “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei no 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

Veja programação no site da PRG: http://www.prg.ufla.br/