Professor Moacir Pasqual é eleito membro do Conselho Técnico Científico da Capes

Na última reunião dos coordenadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o professor Moacir Pasqual, do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG-UFLA), foi eleito membro do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES/Capes), da grande área de Agrárias I, para o triênio 2011-2013. Moacir Pasqual é professor titular da UFLA desde 1985 e coordenador do Programa de Pós Graduação Agronomia/Fitotecnia.

O professor desempenha o segundo mandato como coordenador de área da Capes, cuja eleição foi realizada em abril deste ano, com base em indicação de associações, sociedades científicas e coordenadores de pós-graduação. Com mais esta indicação, a UFLA passa a ser representada no seleto Conselho Superior da Capes.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Mozar José de Brito, a participação do professor Moacir Pasqual na CTC-ES é um reconhecimento ao seu trabalho como representante da área de Ciências Agrárias na Capes. Ele acrescenta que esse fato fortalece a inserção institucional da UFLA, bem como enaltece a área de Ciências Agrárias que tem apresentado avanços científicos relevantes para a sociedade brasileira.

Para o vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, a eleição do professor Moacir Pasqual, como membro efetivo do CTC, é resultado do trabalho que ele tem desempenhado na Capes, com administração imparcial, justa e de extrema competência. “Sua dedicação tem fortalecido a pós-graduação brasileira”, enfatiza.

Desde 2008, Moacir Pasqual é o coordenador de área de Ciências Agrárias I e, neste período foi registrada significativa evolução na qualificação dos programas de pós-graduação, a maior em número de programas – próximo de 200 – exceto a área interdisciplinar. Esta evolução, expressa pelos conceitos obtidos na avalição trienal (2007-2009), é notadamente verificada nos 14 programas de pós-graduação da UFLA em sua área de referência.