Coordenadora de Cerimonial da UFLA participa de V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário

Cerimonialistas presentes no evento

O V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário foi realizado de 28 de junho a 2 de julho, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, como destaque para a apresentação de inovações e debates sobre o cerimonial em universidades federais e estaduais de todo o país. O evento é organizado pelo Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior (Forcies), que a partir desta edição foi transformado em Associação Nacional de Cerimônias das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

A coordenadora de Cerimonial da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Pauline Freire Pimenta, que participou do evento pela terceira vez, conta como foi o encontro e relata as principais novidades.

UFLA: Quais foram as grandes novidades do V Encontro Nacional de Cerimonial Universitário?

Pauline Pimenta: A primeira delas é que, pela primeira vez, foi designada uma comissão que ficará responsável por transformar todo o conteúdo discutido no fórum em textos informativos, que serão organizados na forma de Anais do evento. Eu faço parte desta comissão, como representante da UFLA, em conjunto com outros três representantes, da Universidade Federal de Tocantins, Federal Fluminense e Estadual de Ponta Grossa. Um segundo ponto muito importante é que nesta edição foram definidos quatro grupos – formados por representantes de diversas Instituições – que ficarão responsáveis por pesquisar temas inerentes à área, como vestes talares, ordem de precedência, roteiros de solenidades acadêmicas, dentre outros. A finalidade desta pesquisa é criar uma publicação que sirva como referência para a realização de cerimônias, como um manual de práticas de cerimonial universitário. O objetivo é que no próximo Encontro, a o resultado final da pesquisa seja homologado para posterior publicação.

UFLA: Tantas novidades e o contato com profissionais de todo o país agregam ainda mais valor à profissão. Dentro deste contexto, o que podemos dizer que o Encontro proporciona para a UFLA, em termos de melhorias no processo?

Pauline Pimenta: Antes de tudo, o Encontro é uma forma de capacitação dos profissionais da área, além de ser um evento precursor no que se refere à padronização das cerimônias universitárias. O contato com profissionais de outras instituições permite uma troca de experiências muito enriquecedora, que possibilita o surgimento de novas ideias e a adaptação de projetos e práticas que já deram certo em outros lugares à realidade da nossa Universidade.

UFLA: Como podemos definir os objetivos principais deste encontro?

Pauline Pimenta: Por meio de palestras, oficinas e minicursos, por exemplo, o encontro busca instituir regras básicas para a melhor adequação do cerimonial universitário às normas legais, ao caráter educativo das instituições e ao relacionamento da comunidade acadêmica com a sociedade. Desta forma é possível estruturar uma rede apta a congregar seus esforços e atuar de forma efetiva em prol da área.