Representantes da UFLA participam de seminário na USP sobre segurança nas universidades

Na segunda-feira (5), o chefe do Serviço Orgânico de Segurança Patrimonial da UFLA, Evaldo Elias dos Santos e o técnico administrativo João Márcio de Souza, participarão do 1º Seminário de Segurança nas Universidades Brasileiras, organizado pela Universidade de São Paulo (USP).  O evento objetiva difundir e disponibilizar conhecimentos, experiências, metodologias, estatísticas e pesquisas aplicadas na gestão de segurança nas diversas universidades brasileiras.

Nesta semana, a UFLA inaugurou o Posto Policial fixo, em parceria com a 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Central de Videossegurança, que em breve, estará em operação com mais de 200 câmaras interligadas e espalhadas em pontos estratégicos do Câmpus.

Com 20 anos de serviços prestados à UFLA e, desde 2006 a frente do Serviço de Segurança Patrimonial, Evaldo dos Santos reconhece a evolução da gestão da segurança na Universidade nos últimos anos, sendo um modelo a ser compartilhado com os gestores das demais instituições. Em sua avalição, o investimento em recursos humanos e tecnologias, além da parceria com a Polícia Militar, resultou na redução significativa das ocorrências.

De acordo com o chefe de segurança da UFLA, a participação em cursos e seminários favorece a troca de experiências e contribui para a aplicação deste conhecimento no modelo preventivo adotado pela Universidade.

Espera-se, com a realização do Seminário, ser dado um passo importante para a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Segurança (SBPSEG). O conteúdo do Seminário também resultará em uma publicação: “Segurança nas Universidades Brasileira”.