Professores da UFLA apresentam tecnologias em Encontro de Inovação durante a Expocafé 2011

Encontro de Inovação com Tecnologias para o café

Nesta sexta-feira (17), foi realizado o 1º Encontro de Inovação do Café, na tenda de eventos da Expocafé 2011, com a apresentação de quatro tecnologias ligadas à Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Encontro de Inovação é uma ação do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em parceria com a coordenação da Expocafé 2011, com o intuito de estreitar o relacionamento entre empresas e instituições de ensino e pesquisa. Três empresas participantes estão em processo de desenvolvimento na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec).

Veja as tecnologias apresentadas:

• Medidor laser de atividade foliar (Hidrofoco)
  • Produto biotecnológico à base de fontes orgânicas e inorgânicas naturais – fertilizante organo-mineral (Ceres Tecnologia Agrícola)
  • Olho Digital do Café (T-Bit)
  • Soluções biotecnológicas para desmucilagem e tratamento de água residuária do café
  • Gasificador de Biomassa para Secagem de Café (Universidade Federal de Viçosa)

O estande da UFLA na Expocafé 2011 contou com a exposição de livros da Editora UFLA e tecnologias inovadoras para o café, como o indutor de resistência desenvolvido pela equipe do professor do Departamento de Fitopatologia (DFP) Mário Lúcio Vilela Resende, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Café (INCT/Café). Nesta sexta (17), também estava exposto o protótipo do “Olho Digital”, tecnologia desenvolvida pelos empreendedores Igor Chalfoun Pomárico de Souza, Adriano Arlei de Carvalho e pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), Joel Yutaka Sugano.
Articulação Universidade-Empresa No estande da Syngenta, o visitante teve a oportunidade de ver uma parceria de sucesso de integração universidade-empresa. Trata-se da apresentação do Software Agrocustos, desenvolvido pela equipe do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), coordenado pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), Luiz Gonzaga de Castro Júnior. O software está sendo implantado pela Plataforma NUCOFFEE, em um programa piloto para avaliação dos técnicos e acompanhamento dos produtores. A demonstração do programa estava sob a responsabilidade do coordenador do grupo Gestão Estratégica Avançada (GEA/CIM), Cássio Henrique Garcia Costa.