VIII Simpósio e IV Congresso de Forragicultura e Pastagens supera expectativa de público

Terminou na sexta-feira (10) o VIII Simpósio e IV Congresso de Forragicultura e Pastagens – As forragens e suas relações com o solo, ambiente e o animal, que teve a participação de alunos e professores da UFLA e outras dez instituições do Brasil, além de produtores de Lavras e região. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Forragicultura (NEFOR), parte do Departamento de Zootecnia (DZO), com o objetivo de auxiliar na difusão de importantes temas na área de produção e utilização de forrageiras. Foram três dias de intensa programação, com apresentações de teses, trabalhos e debates sobre o tema.

Todos os trabalhos publicados no Congresso foram registrados com um número de ISSN (International Standard Serial Number), e o Anais do Simpósio com ISBN (International Standard Book Number), aceitos internacionalmente, o que aumenta o reconhecimento do evento.

Segundo o reitor em exercício da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o tema Forragicultura merece destaque. “Este é um tema muito importante da atualidade, devendo ser amplamente debatido com o intuito de tornar toda a questão da produção animal mais competitiva”. Em sua avaliação, o evento abre a possibilidade da partilha de práticas e experiências que refletirão, com certeza, em novas pesquisas, novas teses, por meio da participação de outras instituições.

Outro diferencial do evento deste ano foi a instituição da premiação para os melhores trabalhos inscritos no Congresso, dentro da área de Forragicultura. A premiação foi dividida em dois subtemas e os prêmios homenagearam dois professores atuantes na área. O primeiro subtema contemplou a área “Manejo de pastagens” e levou o nome do professor José Alberto Gomide, aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O segundo subtema premiou o melhor trabalho em “Conservação de Forragens” e homenageou o professor Antônio Ricardo Evangelista, fundador do NEFOR e professor aposentado da UFLA.

Para o professor Antônio Ricardo Evangelista, que deu nome a um dos prêmios, a homenagem veio para coroar o trabalho de uma vida inteira. “Receber homenagens ainda em vida é algo revigorante”, destacou ressaltando a importância do evento e do papel do NEFOR na formação de profissionais e cidadãos.

O orientador do NEFOR, professor Thiago Fernandes Bernardes, ressaltou a importância do evento como propulsor de debates acerca do tema e como forma de gerar novas tecnologias e soluções para melhoria da área. Em sua opinião, o evento serve para identificar soluções, integrar conhecimentos e fomentar os cientistas com novos problemas a serem estudados, suprindo o setor produtivo com tecnologias que possibilitem a condução de sistemas de produção animal tecnicamente viáveis, economicamente rentáveis e ecologicamente sustentáveis.

O evento foi uma realização da UFLA, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Agroceres Mix Nutrição Animal e Departamento de Zootecnia.