UFLA inaugura nova fase em inovação tecnológica

Por Cibele Aguiar

Na sexta-feira (27), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, para a cerimônia de instalação das empresas selecionadas para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec).

Entrega simbólica das chaves ao representante das empresas selecionadas

A cerimônia também foi marcada pela assinatura do Protocolo de Intenções para criação do Centro de Referência para o Potencial e Talento de Minas Gerais, formalizado entre a Sectes, a UFLA e a Prefeitura de Lavras.

Com a presença dos profissionais inovadores, familiares e professores, o secretario de Estado fez a entrega simbólica da chave para o representante das empresas selecionadas para o processo de incubação da Inbatec, professor André Vital Saúde. As empresas em processo de incubação, responsáveis pela transformação do conhecimento em soluções tecnológicas, representam um marco da Universidade na busca pela criação de uma cultura de inovação.

As empresas: TBIT Tecnologia e Sistemas; Agrofitness Tecnologia Agrícola; PreciZOO; Mita Tecnologia; Ceres Tecnologia Agrícola; Animal Nutri; Hidrofoco; Produção de Bioprodutos e Empresa de Tecnologia e Soluções em Informática terão como foco prioritário as áreas de agronegócio, biotecnologia, gestão ambiental e tecnologia da informação. A Inbatec tem como coordenador o professor Wilson Magela, sendo vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa.

Em seu depoimento, Narcio Rodrigues destacou a Universidade entre as instituições de excelência do Estado. “Considero hoje um dia muito importante para minha gestão. Quem faz ciência e tecnologia tem que olhar para Lavras com muita atenção”, afirmou o secretário, ressaltando ainda o projeto de instalação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras como uma das prioridades da Secretaria. De acordo com o secretário, a Inbatec vem coroar a relação entre universidades e empresas, com o governo apoiando a integração necessária para que a inovação ocorra como ferramenta para o desenvolvimento humano e social. “Na UFLA teremos o aprendizado de como fazer mais e melhor”, complementa.

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci de Oliveira, também destacou a UFLA como referência na geração de conhecimento e inovações tecnológicas, dando destaque para o programa de Incentivo à Inovação PII, pioneiro no Estado, que resultou em um conjunto de ações inovadoras e na criação de um ambiente propício para a instalação da Inbatec. “O mundo gira em torno da inovação e não podemos ficar parados. Com a Inbatec, o conhecimento gerado na Universidade também vai ser transformado em capital, emprego e desenvolvimento regional”.

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, enfatizou a relevância do contexto de ciência e inovação, sendo a UFLA uma das três instituições de ensino superior do Estado consideradas universidades de pesquisa, com 19 programas de doutorado e 22 programas de mestrado. “Iniciam-se na Inbatec nove empresas com grande potencial para instalação no Parque Científico e Tecnológico. Tenho o sonho de ver estruturados esses projetos até o fim do meu mandato”, considerou o reitor.

Centro de Referência

O Centro de Referência para o Potencial e Talento de Minas Gerais tem por objetivo desenvolver programas de educação especial para alunos matriculados nas escolas do município, visando à promoção de atividades extracurriculares, respeitando habilidades e áreas de interesse. O projeto se espelha no Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento Cedet), primeiro deste gênero no Estado, e na metodologia criada pela educadora Zenita Guenther.

Além do secretário de Estado, a cerimônia contou com a presença da equipe da Sectes: superintendente de Ensino Superior, Rodrigo Zuquim Macedo; subsecretário de Ensino Superior, Fábio Pimenta Esper Kallas; superintendente de Inovação Tecnológica, José Luciano de Assis Pereira e a superintendente de Inovação Social, Lélia Inês Teixeira.

Veja reportagem da TV Universitária:

[youtube]GfwGFNPUyZk[/youtube]

Reportagem: Kellen Assis