Edição do Exame Nacional do Ensino Médio terá mudanças em 2011

Grazielle Moreira

Para evitar erros como nos dois últimos anos, o MEC e o INEP divulgaram uma série de reformas no processo de logística, e de fabricação das provas para o ENEM 2011. Dentre as inovações, estão à instalação de um dispositivo eletrônico na gráfica, para detectar possíveis erros de impressão e o anúncio de que o Inmetro supervisionara todo o processo.

A instalação do dispositivo vai permitir que provas com defeito sejam anuladas antes de chegarem às mãos dos alunos, para impedir erros como os dos 21 mil cadernos de prova amarelos, com problemas na impressão no ano passado.

Com relação ao Inmetro, será permitido que o Instituto acompanhe todas as etapas da prova, desde a matriz até a aplicação dos testes e a publicação dos resultados.

Outra mudança que agradará os estudantes, é que foi publicada na tarde desta sexta-feira, dia 20/5, uma portaria assinada pela Presidente do INEP, Malvina Tuttman, onde fica definido a partir de 2012 a implementação em, pelo menos, duas edições do ENEM por ano.

A Presidente destacou que a decisão atende às instituições de ensino de todo o País, à população e fortalece a cidadania. “O Enem continua sendo e será sempre um exame de avaliação do ensino médio e, como instrumento de cidadania, tem aspectos positivos inquestionáveis: garante certificação do ensino médio para milhares de cidadãos que ainda não tiveram essa oportunidade; oferece o acesso ao ensino superior e fortalece o ingresso profissional de outros milhares de cidadãos no mercado de trabalho, efetivando conquistas pessoais nunca obtidas anteriormente. É realmente um importante e imprescindível instrumento de inclusão social”, destacou a professora e presidente do INEP.

As inscrições do Enem deste ano, começam nesta segunda-feira em todo o território Nacional e prosseguem até o dia 10 de junho. As inscrições só poderão ser feitas pela internet, na página do INEP, no endereço: www.inep.gov.br.

Inscrições para cursos de capacitação de Servidores

Por Grazielle Moreira

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFLA informa que estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação em “Gestão da Informação na Administração Pública” e “Gestão de Documentos e Informações Arquivísticas”.

Os cursos são destinados a servidores (docentes e técnicos) e funcionários terceirizados da Universidade e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio. Para participar, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição e entregar na Divisão de Seleção e Desenvolvimento da PRGDP.

Para o curso de “Gestão da Informação na Administração Pública”, com início no dia 30/5 e termino dia 20/9, serão disponibilizadas 30 vagas, com carga horária de 150 horas. O curso oferecerá aulas expositivas, estudos de casos e exercícios práticos voltados para o cotidiano da universidade.

Já o curso de “Gestão de Documentos e Informações Arquivísticas”, com inicio no dia 31/5 e termino dia 10/8, serão disponibilizadas 50 vagas, com carga horária de 60 horas.

Mais informações pelo telefone: (35) 3829.5152.

Jornada de Marketing e Comportamento do Consumidor acontece na UFLA em junho

Grazielle Moreira – Assessoria de Comunicação

O Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA comunica que estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada de Marketing e Comportamento do consumidor.

As inscrições podem ser feitas na sala do GECOM, no 1º andar do bloco III do Departamento de Administração e Economia ou na Secretaria da Pós-graduação em Administração, no mesmo prédio.

Será cobrada taxa de R$10,00 para as inscrições.

O evento será realizado no dia 10 de junho, com a participação de grandes nomes do Marketing empresarial e acadêmico, que ministrarão palestras que abordam desde o comportamento do consumidor até os cenários de consumo e suas tendências.

A jornada de Marketing terá inicio às 9 horas, no anfiteatro de Bloco III do Departamento de Administração e Economia da UFLA.

Mais informações pelo endereço: www.gecom-ufla.blogspot.com

UFLA prepara o lançamento do novo portal na internet

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), está implantando a nova versão do Portal da Instituição na internet. Com previsão de lançamento para o próximo dia 23/5 (segunda-feira), o portal é o resultado de um trabalho conjunto da Ascom e a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), com o objetivo de implantar uma tecnologia de gerenciamento que proporcione maior agilidade e segurança na gestão do fluxo das informações.

Dinâmico e com design mais moderno, o Portal UFLA vai difundir de forma rápida, clara e atrativa os eventos da Universidade, e também as atividades que caracterizem o ensino, a pesquisa e a extensão, que estão focadas nas necessidades dos usuários (estudantes, técnicos, docentes, imprensa, entre outros).

Entre as novidades que o Portal UFLA vai oferecer, haverá destaque para a veiculação de vídeos e reportagens produzidas pela TV Universitária e o link da Rádio Universitária FM, que irá possibilitar que internautas de qualquer parte do mundo possam, em tempo real, ouvir a programação. A integração dos veículos de comunicação faz parte de um planejamento estratégico para a valorização das informações e da imagem da Instituição.

Interação

Todo o conteúdo do novo Portal, como notícias e eventos, poderá ser compartilhado de forma rápida e fácil por meio de um sistema integrado às principais redes sociais, com o Facebook e Twitter. O sistema objetiva facilitar a integração com os usuários e a imprensa, ampliando o compartilhamento das informações relevantes à sociedade.

Acessos

Desde 2008, o portal é monitorado pela ferramenta de estatística Google Analytcs, com histórico de uma visitação média de oito mil visitas diárias. Esse número de acessos ao Portal representa um grande potencial para utilização e difusão de assuntos de interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Lavras no mapa das cidades mais inovadoras do país

Cibele Aguiar

 

Em levantamento realizado em parceria entre o Instituto Inovação, Sebrae, IBGE e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, foi traçado um mapa da inovação no Brasil, e Lavras está entre as quatro cidades mais inovadoras de Minas Gerais, além de Belo Horizonte, Viçosa e Santa Rita do Sapucaí. Segundo o levantamento, Lavras figura entre 45 bolsões brasileiros de inovação identificados em todo o Brasil. É apontada como uma das cidades em que os empresários têm melhores condições para criar e atrair recursos, sejam públicos ou privados, destinados à inovação.

O destaque das cidades mineiras foi ressaltado em evento realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na segunda-feira (16), em comemoração aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que teve a presença do reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e do vice-reitor e presidente da comissão de implantação do Parque Tecnológico de Lavras, professor José Roberto Soares Scolforo.

A presença de Lavras no mapa da inovação é justificada pelas conquistas da UFLA como centro gerador de conhecimento e de mão de obra qualificada. Na próxima semana, a Universidade celebra o início das atividades da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), que contará com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), deputado federal Narcio Rodrigues, que nessa semana assinou a liberação de recursos no valor de um milhão de reais para o início da construção do Parque Tecnológico de Lavras.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor Nazareno, o conhecimento gerado na Universidade deve ser direcionado também para a busca de soluções demandadas pela sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do seu entorno.

“O compartilhamento dos resultados de pesquisas que ampliam as fronteiras do conhecimento deve ser incentivado para a criação de um ambiente de inovação no entorno da Universidade, ampliando as oportunidades de geração de negócios de alto valor agregado”, ressalta o reitor.

A relação entre inovação e geração de conhecimento é um dos temas em debate na II Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI 2011), que está sendo realizada nesta semana, em Curitiba (PR), de 17 a 20 de maio, com foco na conectividade e na inovação voltadas para o desenvolvimento urbano. Durante o evento, uma das conclusões do painel “A Reinvenção do Governo a partir das Cidades” foi que a educação pode ser a ferramenta para o fortalecimento das cidades.

Abertura do I Fórum de Integração Universitária terá a participação do secretário de Educação Superior

Cibele Aguiar

Nesta segunda feira (23), a UFLA recebe a visita do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Luiz Cláudio Costa, que fará a palestra de abertura do I Fórum de Integração Universitária, no Salão de Convenções da Universidade, a partir das 9 horas. A solenidade também será marcada pela presença dos reitores das Universidades que integram o Consórcio de Universidades do Sul e Sudeste de Minas (UNIFAL, UFOP, UNIFEI, UFSJ, UFJF e UFV).

Com a transformação da tradicional Semana Acadêmica em Fórum de Integração Universitária, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos da UFLA oferecem ampla programação para a interação de estudantes. O Fórum de Integração Universitária será realizado na UFLA, no período de 23 a 29 de maio e estará aberto à participação da comunidade, iInaugurando um formato mais abrangente e com programação diversificada.

Programação

O Fórum de Integração Universitária inova ao oferecer uma programação que atenda a diferentes públicos e áreas do conhecimento. A programação completa, com a descrição das atividades científicas, culturais e esportivas, está disponível no site do DCE: http://www.dce.ufla.br/fiu Serão realizados mais 450 minicursos, palestras e mesas-redondas, que totalizam cerca de 30 mil vagas oferecidas.