Museu de História Natural e Bi Moreira comemoram Semana Nacional de Museus

O cenário nos remete a uma viagem no tempo. Lembranças conservadas de uma época que ficou para trás. É assim que muitas pessoas se sentem ao entrar nos museus. Na Ufla a experiência pode ser redobrada. Na universidade há dois museus, um de história natural e o outro,“Bi Moreira”, mostra um pouco da história de Lavras e região.

Na década de 70, a Unesco, por intermédio do Conselho Internacional de Museu (Icom), elaborou um conceito mundialmente aceito que define o que é Museu. De acordo com o ICOM “Museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público, que adquire, conserva pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e seu ambiente.”

Pensando nesse conceito, é que se comemora neste ano a 9ª edição da Semana Nacional do Museu. NA Ufla, a programação se estende por toda a semana, e abrange desde visitações a palestras e exposições abertas a toda a comunidade.

Confira a programação:

16/05/2011 – 8h30 – Abertura oficial da Semana Nacional de Museus, com o tema: “Museu e Memória”.

Local: Câmpus Histórico da UFLA

16/5 a 20/5/2011 – 9h às 20h- Exposição –“ Memória da informática – A informação na linha do tempo”. Visitação aberta a estudantes de escolas públicas e particulares, universidade e comunidade em geral. Visitação de grupos com pré-agendamento no telefone: 3829 1205

17/5/ a 20/5/2011 – 09h às 20h – Exposição- “Memória da leitura e da escrita.” Exposição de obras raras, históricas e interessantes e objetos utilizados na escrita e impressão ao longo do tempo. Visitação de grupos com pré-agendamento.

Local: Biblioteca Central da Ufla

Museu de Historia Natural da UFLA: Câmpus histórico da UFLA

16/5 a 21/5/2011 – 9h às 17h – Exposição “Avis rara – Aaves Cara, Aves do sul de Minas”. Mostra de fotográfia de Cléber Alexandre da Silveira.

Local: Museu de História Natural

16/5 a 20/5/2011 – 8h30 às 14h- Visita guiada – visitas monitoradas a exposição permanente do museu, para escolas públicas e particulares. As visitas deveram ser pré-agendadas.

Local: Museu de História Natural

17/05/2011 – às 17h30- Palestra- A história do tempo na cosmologia

Local: sala de Audiovisual do Museu

Dia 18 comemoração do dia Internacional do Museus

18/5/2011 das 9h às 12 h – Ação Educativa “Magia da física e do universo” Exposição interativa que envolve os conceitos e mistérios da física.

Local: pátio externo do Museu

18/05/2011- 15 h –– Mostra de filme “Cinema com vida” – Exibição do filme” Os esquecidos”.

Local: Sala de Audiovisual do Museu

18/05 – 18h – Comemoração do Dia Internacional dos Museus – Apresentação do coral “Vozes do campo” da UFLA.

Apresentação Musica Antiga no Museu – Concerto de música Barroca com Duo Preludium- Luciano Salgado “Viola da Gamba e Alaudi Barroco” com Deborah Antonucci “Flauta Transversal Barroca e Flauta doce”.

Local: Escadaria do Museu.

19/5 – 15h – Mostra de filmes – “Cinema com vida”. Exibição do Filme “Tempos Modernos” direção de Charles Chaplin 1936,

Local: sala de Audiovisual do Museu.

20/5/2011 às 15 h- Exibição de filme. Doc. Museu – Exibição do documentário: “NAQOYQATSI” direção Godfrei Reggio – 2002

Local: Sala de Audiovisual do Museu.

21/5 – 08 as 12 h- Ação Educativa, sábado no Museu com atividades e divulgação científica no planetário com o Grupo Ufla Ciências. Vistas guiadas e observação de pássaros. Com visitas pré- agendadas.

Local: Museu de Historia Natural

PROEC divulga edital de seleção para estágio obrigatório na UFLA

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura comunica que estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos a estágio obrigatório na UFLA. O candidato deverá apresentar disponibilidade de horário para cumprir a jornada semanal de 30 a 40 horas. O aluno poderá ser inscrever somente para uma vaga de estágio.

Alunos de instituições conveniadas com a UFLA e com frequência em curso compatível com a área de atuação podem se inscrever. Candidatos de outras instituições deverão apresentar comprovantes de que o estágio solicitado é OBRIGATÓRIO na conclusão de curso.

As inscrições serão feitas mediante preenchimento e encaminhamento das cópias dos seguintes documentos: Formulário de inscrição (modelo próprio disponível no site www.proec.ufa.br, em uma via impressa devidamente preenchida e assinada); Cédula de Identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Comprovante de matrícula; Histórico Escolar; Curriculum Vitae; Comprovante da apólice de seguro contra acidentes pessoais.

O candidato que não apresentar toda a documentação no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

As inscrições e os documentos solicitados para a seleção deverão ser entregues pessoalmente na PROEC, no período de 16 de maio a 10 de junho de 2011, nos horários das 8h45, de segunda a sexta-feira, ou enviados pelo correio (com AR – Aviso de Recebimento), com data de postagem até o dia 10 de junho de 2011, para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Lavras
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Coordenadoria de Estágios
Caixa Postal 3037
37200-000 – Lavras/MG

Mais informações no endereço: www.proec.ufla.br ou pelo telefone (35) 3829 1121

I Fórum de Integração Universitária oferece mais de 450 atividades

Estudantes
Estudantes da UFLA no cotidiano

Com a transformação da tradicional Semana Acadêmica em Fórum de Integração Universitária, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos da UFLA organizam ampla programação para a interação de estudantes das universidades do sul e sudeste de Minas (UNIFAL, UFOP, UNIFEI, UFSJ, UFJF e UFV). O evento será realizado na UFLA, no período de 23 a 29 de maio e estará aberto à participação da comunidade lavrense. Inaugurando um formato mais abrangente e com programação diversificada, o I Fórum de Integração Universitária marcará o primeiro evento público articulado pelas sete universidades. No primeiro dia da programação, haverá uma reunião de trabalho do Consórcio de Universidades.

Na abertura do evento, às 9 horas da segunda-feira 23, no Salão de Convenções da UFLA, estarão presentes os reitores das sete universidades consorciadas, representações políticas, representantes do DCE das universidades envolvidas, além de estudantes e professores. Na abertura haverá a palestra magna do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Luiz Cláudio Costa. A comunidade de Lavras também está convidada para a solenidade.

Para o pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior, o Fórum de Integração Universitária proporciona não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também prepara o estudante para o mercado de trabalho. “Este modelo promove a integração entre diferentes universidades para que as experiências sejam compartilhadas, contribuindo para a formação de um profissional com maior inserção na sociedade”, ressalta.

Programação

A programação completa do I Fórum de Integração Universitária, com a descrição das atividades científicas, culturais e esportivas, está disponível no site do DCE: http://www.dce.ufla.br/fiu Serão realizados mais 450 minicursos, palestras e mesas-redondas, que totalizam cerca de 30 mil vagas oferecidas. Muitos minicursos e palestras já estão com as vagas esgotadas; no entanto novas oportunidades serão abertas a partir de segunda-feira (16), às 18h. Para visualizar a programação e se inscrever no evento, é preciso se cadastrar como visitante ou utilizar o cadastro de aluno, por meio de login e senha institucional, caso seja estudante da UFLA.

Dos carros ecológicos à citogenética de peixes, das apresentações musicais à prática de escalada, o I Fórum de Integração Universitária inova ao oferecer uma programação que atenda a diferentes públicos e áreas do conhecimento. Para o coordenador do evento, Paulo Fabrício Queiroz Martins, esta é uma promoção de trabalho conjunto entre diferentes grupos da representação estudantil e grupos locais. “É uma forma de criar relações duradouras entre todos os grupos envolvidos, o que possibilitará o intercâmbio de ideias e projetos, além da construção de agendas de ações conjuntas”, destaca.