Salão de convenções lotado na aula inaugural da pós 2011

Estudantes e professores lotaram o Salão de Convenções da UFLA para assistir à Aula Inaugural da Pós-Graduação 2011, realizada hoje de manhã.

Durante a solenidade, os autores e orientadores das teses de doutorado que representaram a UFLA no Prêmio Capes de Tese 2010 receberam certificados. Essas teses foram defendidas em 2009 e escolhidas como as melhores pelos Programas de Pós-Graduação que as encaminharam como candidatas ao prêmio.

Em seguida, o professor emérito da UFMG e presidente da Comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação, prof. Francisco César de Sá Barreto, proferiu a palestra “O Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020”.

O presidente da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, Diogo Francisco Rossoni, ressaltou que a parceria entre a associação e a UFLA já dura 25 anos e destacou conquistas da APG, entre elas, a renovação do seu estatuto, ainda da época da sua fundação e mudanças nas regras no que diz respeito às correções bibliográficas de teses e dissertações.

“Alguns eventos estão sendo programados para comemorarmos os 36 anos da pós-graduação na UFLA”, ressaltou o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, prof. Alcides Moino Júnior. “Precisamos agradecer a todos que trabalharam para chegarmos a este patamar. O nível que a pós-graduação atingiu atualmente é fruto de um trabalho contínuo”.

O reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, saudou os novos pós-graduandos da UFLA e teceu vários comentários acerca do palestrante prof. Barreto, com quem teve grande convívio na época em que este foi reitor da UFMG.

Ele também comentou “a última Avaliação Trienal da Capes, na qual metade dos programas da UFLA tiveram seus conceitos elevados, número muito superior à média nacional”.