Ufla orienta candidatos a uma das 591 vagas no 1º semestre

Milhares de estudantes darão início, na próxima semana, a uma verdadeira maratona em busca da tão sonhada vaga no ensino superior. Dentre as milhares de oportunidades oferecidas por instituições de ensino de todo o país, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) desponta como uma boa opção, oferecendo cursos com qualidade e excelência comprovadas pelos mais diversos órgãos avaliativos do MEC.

Nessa corrida, muitos estudantes ainda apresentam dúvidas para realizar suas inscrições. Para concorrer a uma das 591 vagas em 22 cursos de graduação da Ufla, o candidato deve acessar o site do Sisu, no endereço www.sisu.mec.gov.br e fazer sua opção.

Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como prioridade. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Como será a matrícula na Ufla

Ao fim da primeira etapa, o MEC divulgará o resultado oficial no dia 22/01. A partir dessa data, o estudante selecionado deverá, entre os dias 25 e 27 de janeiro, realizar sua matrícula diretamente na Universidade.

Na Ufla, os aprovados deverão preencher a ficha cadastro pela internet (www.drca.ufla.br) e enviar, por Sedex, no endereço disponibilizado no site, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula; ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Reitoria.

A esta ficha, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: uma cópia autenticada em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente e do histórico escolar; uma cópia simples da certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade; CPF; título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral; documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente.

Realizada a matrícula, o estudante selecionado para o primeiro semestre letivo deverá aguardar o início das aulas, no dia 21 de fevereiro.

Outras chamadas

Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira fase, não devem perder as esperanças. No dia 01 de fevereiro, o Sisu divulgará uma segunda chamada, com as vagas que não foram preenchidas. O processo é o mesmo: os selecionados deverão efetuar suas matrículas diretamente nas instituições entre os dias 03 e 04/02.

Já uma terceira chamada está prevista para o dia 10 de fevereiro, com matrículas agendadas entre 11 e 14/02. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino podem, a critério de cada uma, convocar candidatos com base na lista de espera gerada pelo sistema.

Confira as vagas oferecidas pela Ufla.

CURSO

MATEMÁTICA (Licenciatura)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
24