Divulgado o resultado dos cursos de mestrado e doutorado

Durante toda esta sexta-feira, dia 26, os programas de Pós-Graduação da Ufla estão divulgando os resultados finais do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado que terão início no primeiro semestre de 2011. Foram disponibilizadas 352 vagas em 20 áreas do conhecimento.

Cada programa irá divulgar seu cronograma de matrícula e os documentos necessários que cada candidato deverá apresentar. Vale ressaltar que as bolsas de estudo serão concedidas de acordo com critérios estabelecidos pelos órgãos de fomento que as financiam.

Clique aqui e acesse a página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) que disponibiliza o link dos sites de todos os programas da Ufla.

Cinema na formação de professores é tema de palestra

Nesta terça-feira, dia 30, os organizadores do “Ciclo de Palestras no Museu” encerram as atividades deste ano. A partir das 17:30h, o Museu de História Natural recebe o prof. Márcio Norberto Farias para proferir uma palestra que terá como tema “A importância social do cinema na formação docente”. O encontro é aberto ao público e gratuito.

De acordo com o prof. Márcio, já é possível notar a presença constante de aparatos audiovisuais na vida dos alunos das escolas, mas nem sempre este processo está acompanhado de subsídios teóricos e posturas reflexivas por parte dos docentes. Ele afirma que diante deste desafio, a proposta é pensar a presença do cinema como parte dos conteúdos escolares e a sua importância na formação docente. “vamos mostrar o cinema como uma forma de estabelecer um relacionamento social entre professores e alunos”.

O professor explica, ainda, que o objetivo da palestra é refletir o potencial formativo do cinema como um dos meios para democratizar o acesso a arte e contribuir com uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem nos ambientes educacionais.

 

Comissão realiza sessão pública sobre consórcio das Ifes

Mais uma oportunidade para a comunidade acadêmica da Ufla debater e discutir os rumos da formação do consórcio que vai integrar as sete universidades do sul e sudeste de Minas. Uma sessão pública será realizada na próxima segunda-feira, dia 29, às 17h, no anfiteatro da Biblioteca, no campus Universitário.

Durante o encontro, o presidente da comissão, prof. Antônio Maria Pereira de Resende, vai apresentar as primeiras ações que vão dar origem ao Programa de Desenvolvimento Institucional do Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais.

Todos na Universidade estão convidados a participar. Para dar amplo conhecimento aos interessados foi criada uma página na internet contendo todas as informações sobre o estabelecimento dessa parceria que vai integrar as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), Alfenas (Unifal-MG), Itajubá (Unifei), São João Del Rei (UFSJ), Ouro Preto (UFOP) e Viçosa (UFV). Basta acessar www.ufla.br/consorcio/index.html .

Indicadores agrícolas sinalizam alívio no campo

Depois de um ano em que as estimativas da Ufla indicaram queda no faturamento no campo, os indicadores agrícolas sinalizam uma reversão da economia rural em 2010, em que a renda do setor agropecuário supera os custos de produção no acumulado do ano, conforme dados levantados pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla). por meio dos cálculos dos Índices de Preços Agrícolas.

Até o mês de novembro de 2010, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural, teve alta de 17,13%%, ao contrário dos principais insumos agrícolas, que, em média, tiveram queda. Os dados levantados estimaram que o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos teve uma queda acumulada até novembro de 0,9%, refletindo nos custos de produção.

As contribuições para a melhoria da renda agrícola em 2010 vieram do setor graneleiro (milho, feijão e arroz), cuja alta acumulada no ano atingiu 62,5%, seguido da cotação do café, com aumento no ano de 24,28%. O setor leiteiro também viveu um momento de tranqüilidade, com alta acumulada de 6,34% de janeiro a novembro. No sentindo inverso, vivenciaram os produtores de hortifrutigranjeiros, cuja queda média dos preços recebidos ficou em 21,56%.  

No caso específico do mês de novembro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) aumentou 2,4% e o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos teve uma alta de 0,3%.

No segmento dos produtos agrícolas, as maiores altas no mês foram as do café (4,84%) e do milho (5,53%). No sentido contrário, o preço pago aos produtores de feijão teve uma queda de 7,48% no mês. Já o leite tipo B se manteve estável e o tipo C teve uma queda de 0,3%. E entre os hortifrutigranjeiros, as maiores altas ficaram localizadas no quiabo (104,35%), na berinjela (48,15%), na couve-flor (24,0%) e no tomate, cuja alta foi de 20,0%.

Entre os insumos agrícolas, as maiores altas em novembro ficaram localizadas nos fertilizantes (7,35%), sementes e mudas (27,06%) e herbicidas, com aumento médio de 41,02% no mês.