UFLA é destaque no jornal Folha de São Paulo

A UFLA foi destaque no caderno Fovest da Folha de São Paulo de hoje, 14 de julho de 2010. Com o título “Federal de Lavras dobra oferta de curso em três anos”, a notícia ressaltou o aumento do número de cursos de 13 para 25 e a atual abertura de 1530 vagas por ano contra as 840 de três anos atrás.

Entre outras questões, a matéria destacou o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos), do Ministério da Educação, que mede a qualidade das instituições de nível superior, por meio do qual a UFLA conquistou o 5º lugar do país e o 2º de Minas.

A vocação agrícola e a ampliação desse foco para várias áreas do conhecimento, com a “estreia” no campo das ciências humanas neste semestre também foi salientada. Veja a notícia na íntegra abaixo.

FORA DE SP

Federal de Lavras dobra oferta de cursos em 3 anos

De vocação agrícola, instituição estreia na área de humanas neste ano

DE SÃO PAULO

O entra e sai de caminhões com material de construção do campus da Ufla (federal de Lavras, a 230 km de BH e 370 km de SP) dá a dimensão da transformação pela qual a universidade vem passando nos últimos três anos.

Desde que passou a integrar o Reuni (programa do governo federal de expansão das universidades), a instituição mais que dobrou de tamanho. Dos 13 cursos que tinha em 2007, passou a oferecer 25. Hoje, abre 1.530 vagas por ano, contra as 840 de três anos atrás.

Segundo João Chrysostomo de Resende Júnior, pró-reitor de graduação, a Ufla decidiu que, ao assumir um cronograma de expansão até 2012, o crescimento não poderia afetar a qualidade dos cursos oferecidos.

As obras, os cursos novos e os efeitos colaterais da expansão não deveriam influir no que Resende Júnio aponta ser um dos diferenciais da instituição: as aulas práticas em turmas pequenas.

"Adotamos como premissa que aumentaríamos nosso tamanho, mas não poderíamos perder a qualidade." Na última avaliação do Ministério da Educação, a Ufla teve nota máxima no IGC (índice que mede a qualidade das instituições) e o quinto melhor resultado do país.

O destaque ficou para cursos voltados para a área de ciências da terra, como zootecnia, veterinária e as engenharias agrícola e ambiental.

No segundo semestre deste ano, a instituição vai estrear nas ciências humanas com o lançamento dos três primeiros cursos da área na instituição: letras, filosofia e administração pública.

Para preencher essas vagas, a Ufla promove um processo seletivo próprio e simplificado. As inscrições terminaram em 16 de junho, e as provas ocorrem no domingo.

Segundo Resende Júnior, a partir do vestibular do fim de ano, esses cursos passarão a ser oferecidos, como os outros, via Sisu (sistema que seleciona alunos pelo Enem).

A Ufla tem ainda um sistema de seleção seriada, que também usa a nota do Enem.