Cartão de Identificação organiza rotina universitária

Com o crescimento significativo da população universitária, tem se tornado cada vez mais necessário que todas as pessoas, sejam estudantes, docentes, técnicos administrativos, pesquisadores, terceirizados ou mesmo visitantes sejam identificados dentro do campus. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e o Centro de Informática (CIN/Ufla) implantaram o sistema de identificação universitária, por meio de um cartão, com tecnologia especial de armazenamento de dados.

De acordo com o Prof. José Roberto Soares Scolforo, Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, a iniciativa visa não apenas a identificação, mas também o acesso a alguns locais do campus. “O cartão garante o acesso ao Restaurante Universitário, à Biblioteca Central, a setores e demais dependências do campus que necessitarem do mesmo”, disse.

A segurança das informações também foi considerada: “a função de identificação dos cartões se dá internamente por meio de uma tecnologia de um micro chip de proximidade chamada Mifare®, onde são gravadas informações necessárias para identificar o usuário. Essa tecnologia possui criptografia de alta segurança, garantindo assim uma transação segura”, informou Erasmo Evangelista de Oliveira, diretor do Centro de Informática, setor responsável por toda a logística de implantação e impressão dos cartões.

Interação – O sistema de identificação é totalmente integrado com a base institucional da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). “Essa integração foi possível devido a mudanças realizadas no cadastro dos usuários (reestruturação do serviço de e-mail) e na forma com que os mesmos se autenticam utilizando uma única credencial (login e senha) para todos os serviços e softwares institucionais como Proxy Capes, e-mail, SCIN, VoIP, rede sem fio, SIG DRCA, SIG DRH, software de controle de acesso ao RU e acesso a Internet”, destacou Erasmo.

Etapas

Inicialmente, o projeto atende aos usuários do restaurante universitário e alguns alunos da biblioteca, o que tem contribuído para uma melhor organização na rotina universitária. “Tivemos boa aceitação pela comunidade acadêmica. Até o final deste ano, esse sistema estará completamente implantado na biblioteca, e isso vai substituir as antigas carteirinhas que até então têm sido usadas na identificação”, disse Scolforo.

Foram montados três postos para que os usuários pudessem tirar fotos e solicitar o novo cartão de identificação. O primeiro, no RU, funcionou de agosto a setembro desse ano. O segundo, na biblioteca, no período noturno do mês de outubro. O último funcionou na cantina até o dia 19/11/2009. “Como a procura foi pequena, montamos uma equipe volante que atenderam aos funcionários dos departamentos, de acordo com um cronograma estabelecido”, informou Erasmo.

Foram atendidos de 13 a 26/11, os seguintes setores: DAE (13/11); DCC (16/11); DCA (16/11); DMV (17/11); DZO (18/11); DAG (18/11); DBI (19/11); DCS (19/11); DEX (20/11); DQI (20/11); DCF (23/11); DFP (24/11); DEG (24/11); Campus Histórico (25/11); Reitoria (25/11); Prefeitura (26/11) e DEN (26/11).

Para aqueles que ainda não confeccionaram seu cartão, poderão fazê-lo no período de 30/11 a 30/12/2009, no setor de atendimento e suporte do Centro de Informática, com Júlio ou Juliano, de 8h às 12h e de 15h às 17h.

A previsão para a entrega dos cartões dos alunos será até dia 30 de Dezembro. Já para os Técnicos Administrativos e Professores, o prazo será até 15 de Janeiro de 2010. Na retirada dos cartões, todos os usuários deverão preencher um termo de adesão e responsabilidade sobre o cartão.

Os alunos que tiraram fotos e seus cartões ainda não foram entregues, devem procurar imediatamente o Centro de Informática para a correção do problema.

Utilização no Restaurante Universitário

Os créditos para o Restaurante Universitário devem ser comprados no próprio ponto de venda do RU. Os tickets em papel continuarão sendo vendidos até que a implantação do sistema esteja completa.

Outras informações: 35.3829.1474/1125/1526