Currículo Lattes do CNPQ tem nova versão

O CNPq lança uma nova versão do currículo Lattes, com um conjunto de implementos, novas funcionalidades e cruzamento de dados. O lançamento coincide com o aniversário de uma década da Plataforma Lattes.

 

Foram realizados acordos com a empresa Thomson&Reuters, cuja base “Web of Science” é uma das mais relevantes na área da Ciência, e com a Receita Federal do Brasil, no intuito de realizar a importação ou certificação de dados presentes nas bases dessas instituições,  garantindo assim maior qualidade às informações fornecidas.

 

Outra nova funcionalidade interessante é a Rede de Colaboração, onde será possível visualizar graficamente a rede de co-autores de um pesquisador que tenham também o Currículo Lattes.

 

No mais, serão realizadas continuamente diversas alterações menores em várias áreas do currículo, como acréscimos de campos e do módulo “Patentes e Registros”, alterações no layout e na navegabilidade, implementos de apoio ao usuário e alterações de ordem técnica, bem como detalhamento e validação de dados para maior segurança.

 

No ano em que a Plataforma Lattes completa uma década de existência, o CNPq realiza ações contínuas de implementação do Currículo Lattes, visando cada vez mais a veracidade de dados, a interatividade e a adequação às necessidades do crescente sistema de Ciência e Tecnologia nacional.

Ufla lança sistema de gerenciamento de custos de produção

O Centro de Inteligência em Mercados (CIM), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com o Polo de Excelência do Café (PEC), acaba de lançar o Sistema de Gerenciamento de Custos de Produção – AgroCustos. Fundamentado em lógica contábil e gerencial, o sistema contribui para o planejamento e o gerenciamento de propriedades rurais por meio de mecanismos simples e amigáveis. O sistema poderá ser utilizado de forma gratuita.  

Segundo o coordenador do CIM e idealizador do programa, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, a estrutura do programa visa tornar o cálculo de indicadores técnicos e de custos mais rápido e eficiente. O sistema inova ao oferecer facilidades de inserção de dados, e de gerar relatórios de qualidade e de fácil compreensão. 

Outro diferencial é que o sistema foi desenvolvido para uso via Internet, ou seja, não existe a necessidade de instalar nenhum programa no computador, facilitando a sua utilização por um maior número de produtores. Além disso, a ferramenta exige apenas o conhecimento básico de informática, sendo apresentado de forma simples, em quatro telas de visualização: cadastro, centro de custos, ordem de serviço e relatórios.  

Poderão ser cadastrados os setores, glebas, mão de obra contratada, insumos, máquinas automotoras, máquinas implementos, benfeitorias, veículos, operação/serviço e produção. Na sessão “Centro de Custos” deverão ser lançados os gastos destinados ao custeio do processo produtivo. As depreciações já são calculadas pelo sistema por meio dos dados inseridos durante o cadastramento. Além de gastos em dinheiro, alguns desses centros de custos podem consumir serviços de Mão de Obra Contratada e de Máquinas Automotoras, como por exemplo, na manutenção de um Armazém.

Na sessão “Ordem de Serviços” serão lançados os custos diretos do processo produtivo. Um dos benefícios desta ferramenta é que por meio dos indicadores gerados tem-se uma avaliação de quais “Glebas”colaboram com a geração de lucros e aquelas que geram prejuízos, favorecendo à tomada de decisão. 

O link para acessar o programa está no portal CIM, basta clicar http://agrocim.com.br/AgroCustos/login.php e fazer um cadastro. A partir daí o sistema já estará completamente disponível. O cafeicultor passa a ter em mãos uma ferramenta de fácil acessibilidade, sem custos, que o auxiliará na avaliação e tomada de decisão para o fortalecimento da atividade.

Encontro prepara estudantes para o mercado de trabalho

O II Encontro Regional de Excelência Profissional (II Erep), que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, vai reunir os mais conceituados palestrantes responsáveis pelos setores de recursos humanos de algumas empresas nacionais e multinacionais. Organizado pela Terra Jr Projetos & Consultoria, empresa júnior da Ufla que atua elaboração de projetos agropecuários há mais de 10 anos, o evento será realizado no Salão de Convenções, das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever no estande montado na Cantina Central e pagar uma taxa no valor de R$30.

 

O Encontro tem por objetivo oferecer aos alunos de graduação, pós-graduação e recém formados um aprimoramento profissionalizante, abordando perfis profissionais, comportamento empresarial e tendências corporativas. Serão abordados temas atuais de interesse geral e reunirá os mais conceituados palestrantes convidados pela comissão organizadora, entre professores, e profissionais de RH das empresas Monsanto, Fibria (União do Grupo Votorantin e Aracruz Celulose), Ihara e D´Vita. Durante o evento, serão realizados processos seletivos para estágio e treinees nas empresas Monsanto e Ihara

 

A Terra Jr Projetos & Consultoria é a única empresa júnior multidisciplinar ligada à Ufla. Os membros buscam atender os interesses de todos os alunos da área agropecuária, contemplando os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Agronomia, Veterinária, Zootecnia e recentemente Engenharia Ambiental. As atividades de consultoria e planejamento estão ligadas ao que há de mais recente e tecnológico no mercado. Além disso, há a preocupação de complementar os estudos acadêmicos com a realização de cursos, palestras e encontros destinados aos alunos e profissionais da região.

 

Inscrições de chapas para eleições do DCE e CA’s da Ufla

Já está aberto o período de inscrições para os estudantes que desejam formar chapas para concorrer às eleições dos novos dirigentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos (CA’s) da Ufla. Podem concorrer todos os alunos devidamente matriculados e frequentes no segundo semestre de 2009 e que tenham disponibilidade para exercer e atuar ativamente na gestão, que terá duração de um ano. Os interessados devem se dirigir à sede do DCE ou CA’s de interesse para efetuarem suas candidaturas.

 

O edital prevê os seguintes prazos:

CA’s: Inscrições para chapas até 25 de novembro. Eleições dias 01,02 e 03 de dezembro

DCE: Inscrições para chapas até 02 de dezembro. Eleições dias 08,09 e 10 de dezembro.

 

Novo site do Departamento de Medicina Veterinária

O site do Departamento de Medicina Veterinária está de cara nova. A página ganhou novo lay-out, mais limpo e moderno, inspirado no projeto gráfico que a Universidade desenvolveu para compor todos os sites de seu domínio. As novidades já estão no ar e podem ser vistas através do endereço www.dmv.ufla.br.

 

De acordo com o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, prof. Rodrigo Bernardes Nogueira, o novo site conta com sistema de notícias que possibilitará a atualização constante das novidades e acontecimentos importantes sobre o curso para a toda comunidade acadêmica e ao público externo. “Tudo foi feito visando oferecer o maior número de informação possível aos visitantes. Esperamos que as informações e o conteúdo da home page estejam bem claros aos nossos visitantes”.

.

As modificações realizadas pelos sites que integram o domínio Ufla têm como objetivo criar uma identidade institucional, oferecendo aos internautas canais de informações mais dinâmicos, proporcionando maior facilidade de navegação e acesso à todas as informações de interesse da comunidade Ufla.