Ufla implanta novo programa de pós-graduação

A Ufla passa a oferecer, a partir do próximo semestre, mais um programa de pós-graduação. Os cursos de mestrado e doutorado em “Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas” foram aprovado pela Capes que destacou, em sua avaliação, a qualificação do corpo docente, com elevada produção científica; a infra-estrutura laboratorial; a capacidade de captação de recursos e a tradição da Universidade no desenvolvimento de pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país.

O programa já inicia suas atividades com um padrão de qualidade significativo, sendo reconhecido pela Capes com conceito quatro. Os novos cursos de mestrado e doutorado vão possibilitar a formação e aperfeiçoamento de profissionais de todos os setores econômicos que estejam envolvidos em questões das águas e que desejam se capacitar em conceitos, técnicas e métodos de gestão hídrica em iniciativas públicas e privadas. Serão desenvolvidas duas linhas de pesquisa: “Engenharia e manejo de irrigação e drenagem” e “Recursos hídricos e saneamento ambiental”.

Qualificação acadêmica

O corpo docente, formado por nove professores e três colaboradores, todos do Departamento de Engenharia (DEG), vai desenvolver pesquisas visando às melhores utilizações, conservação e gestão das águas. Além disso, os estudos vão contribuir para o aumento da produção acadêmica no estado de Minas Gerais, incentivando e contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.

De acordo com o pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, a formação de profissionais de gerenciamento de recursos hídricos constitui um grande desafio e propiciará ao profissional tomar decisões que viabilizem as exigências do mercado com foco no desenvolvimento sustentável. “Essa é uma linha de pesquisa que é considerada estratégica do ponto de vista da sobrevivência humana. Trata-se de uma área com forte apelo nacional e internacional, em virtude da necessidade de se repensar o desenvolvimento mundial atrelada às necessidades de se preservar o meio ambiente”.

Expansão com qualidade

A implantação do novo programa de pós-graduação integra o plano de expansão da Ufla atrvés do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), desenvolvido pelo Ministério da Educação. A Universidade passa a contar, a partir do início de 2010, com 20 programas, que oferecem 20 cursos de mestrado e 18 de doutorado, beneficiando cerca de 1500 estudantes todos os anos. São programas que apresentam forte envolvimento em atividades de pesquisa que proporcionam avanços no conhecimento científico e o desenvolvimento de novas perspectivas em áreas estratégicas que interferem, diretamente, no desenvolvimento do país.

Processo seletivo

As inscrições para os interessados que desejam participar do processo seletivo terão início no próximo dia 23 de novembro e vão até 15 de janeiro de 2010. Inicialmente estão previstas 19 vagas, sendo 10 para mestrado e 09 para doutorado. Esse número pode ser ampliado em caso de disponiilidade de bolsas de estudo. O edital e os detalhes da seleção estão disponibilizados no site www.prpg.ufla.br.