Implantado o novo serviço de
e-mail e webmail

Já está em funcionamento, desde as 17 horas de hoje, o novo serviço de e-mail e webmail da Universidade Federal de Lavras. O sistema, implantado pelo Centro de Informática da Ufla (Cin/Ufla), o ZIMBRA, possui vários recursos que o antigo não possuía, tais como listas de endereços, serviço de agenda, listas de tarefas, recursos estes que são confiáveis e de alto desempenho. Sua configuração é simples e fácil, com visual parecido com os e-mails populares, como o Yahoo, por exemplo.

Entretanto, as mensagens e contatos que estão armazenadas no servidor antigo não foram migradas para o novo servidor de e-mail. De acordo com o diretor do Centro de Informática, Erasmo Evangelista de Oliveira, “os e-mails recebidos até hoje (08/09/2009) e os contatos existentes no sistema antigo serão preservados e estão disponíveis para acesso no endereço http://rumba.ufla.br até que todos consigam ler suas mensagens e migrar seus contatos”, explicou.

Mudanças

Juntamente com a troca do serviço de webmail, todo o sistema de e-mails foi reestruturado buscando a integração do serviço com o banco de dados institucional e uma maior identificação entre o usuário e a unidade administrativa em que está lotado.

Desta forma, TODOS os e-mails que hoje têm a grafia usuário@ufla.br foram migrados para usuário@setor onde se enquadra.ufla.br, onde temos:

usuário é o login atual; é a extensão que representa o setor de vínculo do usuário com a UFLA. Por exemplo, se o e-mail antigo for ascom@ufla.br, o novo ficou ascom@ascom.ufla.br.

Erasmo esclarece ainda que os usuários não precisam se preocupar com os e-mails antigos. “O sistema irá reconhecer automaticamente todos os e-mails enviados para o endereço antigo e redirecioná-lo imediatamente para o novo. Como exemplo, se alguém enviar um e-mail para reitoria@ufla.br, automaticamente o e-mail será enviado para reitoria@reitoria.ufla.br. Isso acontecerá com todos”, enfatizou.

Os usuários que não utilizam o serviço de webmail (que não leem seus e-mails através do Portal Ufla), precisarão fazer pequenas alterações nas configurações do cliente de e-mail. As instruções encontram-se neste link.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1125, com Clayton.

Colóquio discutirá exploração
de recursos na Lua

Realiza-se, amanhã (09/09), às 17h, no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas, um Colóquio da Física sobre o tema “De quem será a Lua?”, a ser apresentado pelo  Diretor da revista Ciência Hoje, Dr. José Monserrat Filho. Com entrada gratuita, o evento é aberto a toda a comunidade.

Resumo da palestra

40 anos depois da chegada do homem ao solo lunar, os planos de retorno à Lua, agora para explorar seus recursos naturais, levantam sérios problemas políticos, jurídicos e culturais: quem governará a Lua? Os países poderão ter colônias lunares? Como e com que fins seus recursos poderão ser explorados?

O palestrante

O Dr. José  é  Bacharel em Direito pela Universidade da Amizade dos Povos, em Moscou (65), com mestrado em Direito Internacional. Foi aluno da Academia de Direito Internacional de Haia (Holanda) e graduou-se pela Universidade Internacional do Espaço (EVA), em 1989, tendo realizado seu curso na Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo, França. Possui ainda o curso de Doutorado em Direito Internacional realizado pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá, do Rio, e pela Faculdade de Direito de Estrasburgo, França. É jornalista desde 58 e foi publicitário (profissional de criação) de 67 a 84. No Rio, trabalhou na Standard (67/71), Norton (71), Denison (71/74) e Caio (74/84), como redator, diretor de criação e VP de Criação.

Desempenhou atividades didáticas como professor de Redação Publicitária na Escola de Comunicação da PUCRJ (84). Ministrou muitas palestras sobre publicidade, divulgação científica, direito internacional e direito espacial. Participou várias vezes do Congresso da Associação Americana de Juristas e da Federação Internacional de Astronáutica. No serviço público, foi assessor de comunicação dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Previdência Social, de 85 a 88 (ministro Renato Archer). Fundador e primeiro presidente (por dois períodos) do CCRJ (76-78); idealizador da campanha pela nacionalização do cartaz de cinema dos filmes estrangeiros e promotor dos concursos de cartazes de filmes estrangeiros ("King Kong" e outros); idealizador e promotor do "Prêmio Eleições Diretas"(81-83) no Rio; proponente da moção pela volta à democracia e ao estado de direito, aprovada por aclamação no III Congresso Brás de Propaganda, em SP (78). Foi-lhe concedido, pela ABP, "Destaque de Redação Publicitária". No Colunistas, foi distinguido com medalha de ouro com campanha industrial da década (anos 70). Desde que deixou a atividade publicitária, Monserrat Filho tem sido diretor da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência Hoje.

Além disso, é autor do Livro Podemos ser mais justos no espaço do que na Terra?  (http://compare.buscape.com.br/direito-e-politica-na-era-espacial-podemos-ser-mais-justos-no-espaco-do-que-na-terra-jose-monserrat-filho-8588782413.html).

Estudantes fazem estágio em universidades americanas

O convênio firmado entre as universidades Northern Michigan University, Western Illinois University, Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade Federal de Lavras já traz resultados.

 

Os coordenadores do projeto, profa. Cristina Leal Calegário e prof. Joel Yutaka Sugano, ambos do Departamento de Administração e Economia, comentam que as estudantes do curso de Administração da Ufla, Elisa Lengler e Marina Silva Lima, estão matriculadas na Northern Michigan University e o acadêmico Thales Franceschini Consentini está matriculado na Western IllinoisUniversity.

 

Os estudantes farão um curso após o estágio e voltarão somente em março. Seguindo o princípio de reciprocidade nas relações internacionais, quatro alunos norte-americanos chegarão em janeiro para uma imersão na Língua Portuguesa, sendo que dois deles ficarão na Ufla, matriculados no DAE.