Curso de Engenharia Agrícola da Ufla é o melhor do país

A graduação em Engenharia Agrícola da Ufla conquistou o 4º lugar entre todos os cursos avaliados pelo Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) em 2008. No que diz respeito especificamente às Engenharias Agrícolas, o curso da Ufla obteve a maior pontuação em todo país.

Os números refletem a média obtida pelos concluintes de cursos avaliados em todo o Brasil. Em termos quantitativos, a Engenharia Agrícola atingiu 467 pontos em valores contínuos (pontuação de 0 a 500) e a nota número 5 numa escala que varia de 1 a 5.

De acordo com o prof. Francisco Carlos Gomes, coordenador do curso de Engenharia Agrícola, a boa posição reflete o “comprometimento do corpo docente do curso e a participação efetiva dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, o que permite que o aluno aplique seus conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano”.

Ele afirma, ainda, que 95% dos professores possuem doutorado e que o currículo do curso vem passando por mudanças desde 2003, quando foi implantada a flexibilização da formação do profissional da Engenharia Agrícola na Ufla. “Com isso, o aluno passou a poder optar por qual área de especialização seguir dentro do curso, dentre elas, Construções e ambiência, Engenharia de água e solo, Sensoriamento remoto, Controle de poluição em áreas rurais, Máquinas e mecanização agrícola e Automação e controle”, explica o prof. Francisco.

O coordenador do curso comentou ainda que, este ano, realizou-se uma revisão na base curricular, mantendo-se um grande embasamento na área de exatas, mas não deixando de lado a aplicação de conhecimentos na área tecnológica. Segundo ele, a Engenharia Agrícola da Ufla passou a contar ainda com outras disciplinas na formação generalista do aluno. Com isso, o curso passou a ter cinco anos de duração.