Ufla adere a programa para subsidiar mobilidade acadêmica

Pedro Farnese / Ascom Ufla

A Ufla aderiu, na manhã desta terça-feira, dia 25, ao Convênio de Apoio ao Programa Andifes de bolsas de Mobilidade Estudantil, celebrado entre a Andifes e o Banco Santander. A iniciativa vai permitir aos alunos da graduação cursar disciplinas de sua área de atuação em outras universidades federais, tendo aporte financeiro para custear sua estadia e despesas.

O programa de mobilidade estudantil foi criado em 2003 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo é propiciar aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior brasileiras a realização de cursos em outras universidades federais. Com a parceria estabelecida com o Banco Santander, através do projeto Santander Universidades, foi possível a cessão de bolsas para os alunos custearem suas despesas durante o período em que estiverem cursando disciplinas em outra instituição, em qualquer lugar do país.

Com a adesão da Ufla, cinco oportunidades estão sendo criadas para aqueles que se interessam pela mobilidade. O aluno contemplado receberá um aporte de R$2.500 por semestre. A iniciativa vai dar condições para que estudantes, professores e pesquisadores possam ter disponibilizados importantes instrumentos voltados para o desenvolvimento do ensino. O convênio está sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação que definirá os critérios de seleção dos interessados.

O contemplado deverá elaborar, junto ao coordenador de seu curso, um plano de estudo para ser executado na instituição de destino. As disciplinas cursadas serão incorporadas ao currículo do estudante.